Os cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) promovem, no próximo dia 22/3, das 19h15 às 22h15h, a 1ª. Rodada de Inovação – Unisanta. O encontro está agendado para o Anfiteatro I – bloco D, 4º andar.

As Rodadas de Inovação têm como objetivo essencial a criação de espaços para promoção da prática inovadora, no âmbito dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Unisanta, com resultados efetivos voltados para a Região Metropolitana da Baixada Santista.

Podem participar alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unisanta, além de estudantes, profissionais da área de Tecnologia de Informação e Comunicação, Gestores de TI e de setores voltados à tecnologia, empreendedorismo e inovação.

Em termos práticos, as rodadas se orientam conforme três  momentos: análise situacional do contexto regional, identificação de problemas emergentes e proposição de soluções inovadoras.

Para ampliar a visão dos universitários sobre oportunidades de negócios e iniciativas empreendedores potenciais, a 1ª Rodada de Inovação contará com representantes das seguintes instituições: Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unisanta – NINE, Incubadora de Empresas de Santos, SEBRAE e Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos de Santos (Parque Tecnológico).

De acordo com o mediador do debate, Prof. Alfredo Cordella, o objetivo específico deste primeiro evento, que tem como tema: Inovação e Empreendedorismo na área de Tecnologia de Informação e Comunicação, é apresentar caminhos para viabilização do empreendedorismo de negócios, desde a etapa preliminar de ideação, até a implantação concreta de um empreendimento que atenda a necessidades emergentes, em escala local e global.

“Nesta escalada, os participantes conhecerão as propostas de pré-incubação, de uma nova empresa, adotadas pela Universidade através do NINE, exigências para incubação do empreendimento, na Incubadora de Santos, o apoio logístico que o SEBRAE oferece para viabilização e operacionalização de negócios e futuras oportunidades no Parque Tecnológico de Santos”, afirmou Cordella.

Participam da mesa de debates como palestrantes: o Secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Santos (Parque Tecnológico), Eng. Márcio Lara; o coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unisanta – NINE, Prof. José Carlos Morilla; o coordenador da Incubadora de Empresas de Santos, Prof. José Carlos Alão de Oliveira, e a gestora de projeto de TI&C do SEBRAE na Baixada Santista, consultora Patrícia Ovalle de Oliveira Silva, além dos professores da Unisanta: Cláudio Nunes, Fernando Branquinho e Luiz Antonio Mathias

Cronograma da 1ª. Rodada de Inovação – Unisanta:
1ª. Fase – Apresentação de vídeos motivacionais
2ª. Fase – Síntese Programa de Rodadas de Inovação da UNISANTA
3ª. Fase – Abertura da mesa de palestras
Obs.: Cada palestrante convidado disporá de 15 minutos para apresentar suas propostas de ação.
4ª. Fase – Abertura da mesa de debates
Obs.: Cada professor debatedor disporá de 10 minutos para fazer observações e indagações sobre as palestras feitas na fase anterior.
5ª. Fase – Abertura de espaço para manifestações do plenário.
6ª. Fase – Considerações finais dos membros das mesas de palestras e debates
7ª. Fase – Encerramento