Mais de 400 pessoas já estão inscritas no XIV Simpósio de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Até o momento, os participantes são provenientes de 11 estados brasileiros, entre eles Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Goiás e Pará, além do Distrito Federal. O evento será realizado de 4 a 8 de julho, com palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.unisanta.br/simposiobiomar

“O simpósio proporciona o contato com pesquisadores e oportunidades de desenvolver estágios em estados como Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que normalmente abrigam projetos como TAMAR, Golfinhos Rotadores, Baleia Franca e Projeto Peixe Boi. A cada ano percebemos mais alunos participando de programas de mestrados, onde os contatos foram iniciados no Simpósio. A consolidação da Unisanta em realizar um evento nacional dentro da Biologia Marinha é comprovada com os inscritos que de 11 estados, além do Distrito Federal, até o momento”, afirma um dos coordenadores do Simpósio, o Prof. Orlando Couto Junior.

Programação – A abertura será realizada dia 4/07, às 19 horas, com a palestra Antártica – Um oceano abaixo de zero (ecossistema antártico), variações climáticas dos últimos milênios, e as fronteiras da ciência marinha polar), a cargo do professor do curso de Gestão da Qualidade (Petróleo e Gás) da Unisanta, André Belém. O docente já participou de 10 expedições na Antártica, além de ter desenvolvido pesquisas no programa antártico dos governos brasileiro (Proantar), americano (Polar Program – National Science Foundation) e alemão (Joint Global Ocean Flux Study), quando desenvolvia projetos de mestrado e doutorado, este último título obtido no Alfred Wegener Institut, na Alemanha. Belém faz parte de um grupo que acredita que não estamos em um aquecimento global e sim uma glaciação.

Entre as palestras destacam-se Ferramentas Moleculares Aplicadas à Gestão Pesqueira, a cargo do mestrando Rodrigo Rodrigues Domingues, do Instituto de Pesca – APTA – SAA – SP; Animais Marinhos Venenosos e Peçonhentos, pelo mestrando Mateus Marcos Rotundo, curador do Acervo Zoológico da Unisanta; Nas Lentes no Mundo Marinho, com o diretor geral do programa Mundo Marinho, Adrian Martino e Biologia e Conservação de Baleias Francas, pela coordenadora do Instituto Baleia Franca, Mônica Pontalti. Também serão abordados os temas Ecotoxicologia Aquática, pelos doutores Augusto César e Camilo Dias Seabra e pelo mestrando Fernando Sanzi Cortez, pesquisadores do Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta; e ainda Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos com ênfase em Aves, mamíferos e quelônios, com a mestre Andrea Maranho, do GREMAR – Guarujá.

O XIV Simpósio de Biologia Marinha da Unisanta é coordenado pelos professores André Martins Vaz, Jorge Luis dos Santos e Orlando Couto Junior, com apoio da equipe composta por Giuliana Reis Clemente, Jéssica Mascarenhas Sicuto, Karla Lucatelli Duarte, Matheus Marcos Rotundo e Taciana Barbosa Henriques. A programação completa pode ser conferida no site www.unisanta.br/simposiobiomar