X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa acontece de 6 e 10/12

89

Inscrições para o evento ou mais informações podem ser acessadas pelo link: https://xcongressopgzcost.4.events/#/

Entre os dias 6 e 10 de dezembro será realizado, no formato remoto, o X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, evento sediado em solo brasileiro, no campus virtual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com a participação da Unisanta na organização.

“A realização do décimo congresso, que ocorre bianualmente, ainda que de modo remoto devido à atual pandemia, reafirma sua importância para a comunidade acadêmica e para os gestores das zonas costeiras destes países. Sabemos que são muitos os problemas que afetam direta ou indiretamente essas regiões em todo o mundo, portanto manter e aprofundar as discussões técnicas com especialistas destes países possibilita ampliar as perspectivas requeridas sobre a dinâmica desses ambientes e os desafios enfrentados na atualidade”, ressaltou a engenheira e coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta, Alexandra F. P. Sampaio, que integra a comissão organizadora do congresso.

Iniciado em 2001, o Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa já se consolidou como um tradicional e respeitável encontro de autoridades do setor (de países com expressão da língua portuguesa como Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, entre outros) onde são discutidos temas e compartilhadas experiências a fim de se solucionar problemas recorrentes em zonas costeiras.

Na última edição, ocorrida em Lisboa, capital de Portugal, em 2019, Alexandra e seu colega Renan Braga Ribeiro, pesquisador, professor e integrante do NPH, participaram apresentando seus trabalhos nas sessões técnicas do evento. A coordenadora do NPH também participou como Keynote Speaker (oradora principal) apresentando a experiência da cidade de Santos com a utilização de modelos previsionais na gestão da balneabilidade das praias.

O tema principal do congresso de 2021 é “Desenvolvimento sustentável e a gestão integrada das zonas costeiras e marinhas”.

Entre os trabalhos apresentados, estão os de autoria dos integrantes do NPH Unisanta. Também participam o Diretor de Assuntos Portuários no Sistema Santa Cecília de Comunicação, que fará uma palestra, e Eduardo Kimoto Hosokawa, pela prefeitura de Santos na mesa-redonda:

Dia 08/12, às 10h30

Análise de Eventos Extremos Costeiros e Fluviais Associados no Estuário de Santos, Brasil: uma primeira abordagem, a cargo de Casemiro Tércio Carvalho, Diretor de Assuntos Portuários no Sistema Santa Cecília de Comunicação

Dia 08/12, às 13h30

Análise de Eventos Extremos Costeiros e Fluviais Associados no Estuário de Santos, Brasil: uma primeira abordagem, a cargo de Matheus Souza Ruiz, Técnico do NPH Unisanta

Dia 09/12, às 11h30

Do Oceano Profundo à Região Costeira: abordagem de aninhamento dos produtos de onda do Copernicus Marine Service no Delft3d-Wave para a Baixada Santista, a cargo de Renan Braga Ribeiro, Pesquisador do NPH Unisanta

Dia 09/12, às 14h30

Desenvolvimento Sustentável e Gestão Integrada das Zonas Costeiras: desafios e perspectivas na década dos oceanos, mesa-redonda com Eduardo Kimoto Hosokawa, José Carlos Pimenta Machado, José Simão Antunes do Carmo, Dieter Muehe e Marcelo Sperle Dias

Além disso, os trabalhos enviados para o congresso poderão ser submetidos para publicação em um número especial da Revista de Gestão Costeira Integrada (RGCI: http://www.aprh.pt/rgci). As inscrições estão abertas tanto para submissão dos trabalhos quanto para participação em minicursos com especialistas nacionais e estrangeiros.

Confira os minicursos disponíveis em: https://xcongressopgzcost.4.events/#/paginas/minicursos-e-palestras

Outras informações pelo e-mail: xcongresso.pgzcosteiras@gmail.com  ou pelo site: https://xcongressopgzcost.4.events/#/