Às 16h da última quinta-feira (02/12), aconteceu, no Auditório do Museu do Café de Santos, o dia de lançamentos de ações pró-SAT22, evento que ocorreu de forma híbrida, reunindo presencialmente apenas um número pequeno e fechado de organizadores e imprensa e, de forma on-line, o público em geral.
“Hoje nós estamos oficialmente começando mais uma etapa da jornada da Semana de Arte Transmoderna. Uma semana que faz uma homenagem à celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. […] Hoje, de uma forma breve faremos a apresentação de uma carta, da identidade visual, que está no processo de construção, do selo comemorativo e do vídeo de apresentação da Semana, que acontecerá em julho de 2022”, assim iniciou o evento Eduardo Ricci, jornalista, cineasta e representante da Universidade Santa Cecília na comissão organizadora da SAT22.
O tom geral do evento do dia 2 de dezembro foi o de convite aos artistas, entidades, produtores culturais, prefeituras e público em geral, para participar das ações que englobarão a SAT22. Depois de Ricci, a coordenadora técnica do Museu do Café, Marcela Rezek, saudou os presentes em nome dos parceiros da Semana de Arte Transmoderna e a Secretária de Educação de Santos, Cristina Barletta, fez uma breve fala sobre a importância do evento para a Cidade e para a Educação.
Representando os artistas da SAT22, o poeta e escritor Flávio Viegas Amoreira leu um texto tratando da proposta do evento cultural. Depois disso, a artista plástica e professora Ana Kalassa El Banat contextualizou a Semana Transmoderna e a relacionou com a Semana de 1922, deixando ainda mais nítidos os objetivos da SAT22.
Foi então a vez da leitura da carta de apresentação do evento, na voz da poetisa e fotógrafa Ornella Rodrigues. Após a carta, foram apresentados a identidade visual e o selo comemorativo. O evento se encerrou com a divulgação do vídeo de apresentação da SAT22.
Feitos os devidos agradecimentos aos produtores do vídeo e das artes apresentadas, Júnior Amaral e Marcel falaram sobre o processo de criação do material.
Esta ação cultural é realizada pela comissão organizadora da Semana de Arte Transmoderna de 2022, da Baixada Santista, e das celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, integrada por representantes do Fórum da Cidadania de Santos/Concidadania, Unisanta, Colégio e Sistema de Comunicação Santa Cecília, Museu do Café, Prefeitura de Santos (Seduc e Secult), Jornada Santista do Patrimônio Histórico, Aliança Francesa de Santos, Pinacoteca Benedicto Calixto, Instituto Procomum, Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente e Santos Convention & Visitors Bureau.
Link para assistir ao vídeo de apresentação da SAT22: www.youtube.com/watch?v=ySqrtXOSpX8&t=9s