Na próxima quinta-feira (09/12) às 16h (horário de Brasília), o capítulo estudantil do AIChE-Santos do curso de Engenharia Química da Unisanta promoverá um tour on-line pelo Laboratório de Operações Unitárias (LOU) para o capítulo estudantil da Universidade Tufts, nos EUA, que no ano passado se tornou parceiro da Unisanta por meio do programa Sister Chapter, que visa facilitar o andamento de projetos em conjunto entre as duas faculdades de Engenharia Química e também aumentar as possibilidades profissionais dos alunos envolvidos.

O capítulo da AIChE na Unisanta conta com a liderança do Prof. Dr. Vitor da Silva Rosa (coordenador do capítulo da AIChE), do Prof. Dr. Luis Renato Bastos Lia (coordenador do curso em Engenharia Química), do Prof. Dr. Deovaldo de Moraes Júnior (coordenador do laboratório de operações unitárias) e do aluno de engenharia química, Thiago Pongelupe Ribeiro (Presidente do capítulo da AIChE na Unisanta).

“O objetivo do evento será apresentar o LOU da Unisanta, que é reconhecido como um dos mais completos do país, dando uma visão geral dos equipamentos e do que é realizado com os alunos e professores. Além disso, vamos focar em cinco equipamentos, onde estaremos apresentando com mais detalhes a função e a importância destes, o que podemos fazer e um roteiro de cálculo”, destacou o coordenador do capítulo da AIChE na Unisanta, Prof. Dr. Vitor da Silva Rosa.

A apresentação do tour será feita em inglês pelos estagiários do laboratório, que interagirão com os alunos de Tufts. Também participará do evento o mestrando em engenharia mecânica Marcelo Augusto Valeriano Bogsan, representando os programas de mestrado e doutorado da Unisanta.

Os estagiários participantes serão: Lucas Pantoja Quintas, Ingrid Martins da Silva Oliveira, Marcos Régio Shoji, Pedro Henrique Amorim Silva, Vitória Martins de Lima Moscatelli, Giovani Angelo Pereira, Vitor Palmarin Oliveira Santos, Luis Felipe Collacio Messias, Martina Olívia de Souza Almeida e Vitor Russo da Cunha Fernandes.

“Poder representar uma das maiores organizações de Engenharia Química do mundo é um grande motivo de orgulho e de destaque que os alunos da Unisanta possuem, as possibilidades de networking, competições e projetos são imensas. Vivemos em um mundo globalizado, as oportunidades estão sempre na nossa porta, como o AIChE possui capítulos espalhados pelo mundo inteiro, encontramos esta oportunidade para crescer e realizar projetos e atividades em conjunto com as mais diversas universidades do mundo”, concluiu Thiago Pongelupe Ribeiro, presidente do capítulo da AIChE na Unisanta.

Laboratório de Operações Unitárias – Engenharia Química

Sobre o AIChE:

O AIChE (em português: Instituto Americano de Engenheiros Químicos) é uma organização profissional norte-americana centenária, fundada para distinguir e fomentar a área da Engenharia Química. Thiago Pongelupe ressalta: “os números são surpreendentes: em 2018, o AIChE tinha mais de 60.000 membros distribuídos em mais de 110 países, além disso, a organização conta com capítulos estudantis em várias universidades pelo mundo (entre elas está a Unisanta com o AIChE- Santos, fundado em 2019), que visam complementar a formação dos futuros engenheiros químicos e proporcionar oportunidades de contatos com empresas, universidades e de desenvolvimento pessoal durante e depois da graduação”.

Com mais de 300 parcerias em mais de 40 países, o Programa de Sister Chapter é uma parceria formalizada entre dois capítulos de estudantes de diferentes países. O programa ajuda a conectar capítulos estudantis do mundo todo, bem como a facilitar o desenvolvimento profissional de seus membros, ensinando como trabalhar com colegas de Engenharia Química de diferentes origens culturais e geográficas.

A parceira do AIChE-Santos, Universidade Tufts, se localiza na fronteira das cidades de Medford e Somerville, estado de Massachusetts, a cerca de nove quilômetros da capital estadual de Boston. Tufts é uma instituição privada fundada em 1852 e altamente conceituada, sempre figurando no ranking de melhores universidades norte-americanas, com seus departamentos de pesquisa de ponta e convênios com diversas instituições internacionais.