Unisanta tem 10 trabalhos entre os melhores do Conic/Semesp, além de um 1º lugar

212

Além de receber a  láurea de melhor trabalho em Ciências Exatas e da Terra na 22.ª edição do Conic/Semesp, a Unisanta colocou outros 10 trabalhos na relação dos Top 10, em diferentes áreas de conhecimento da 22.ª edição do Conic/Semesp. O evento busca promover o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do ensino superior e divulgar os seus projetos.

A Profa. Dra. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos diz se sentir muito orgulhosa pelo alto nível das pesquisas, feitas pelos alunos, e pelo papel dos orientadores no desenvolvimento delas. “Demonstraram maturidade intelectual e capacidade para buscar soluções, qualidades que são bastante desejadas no mercado de trabalho e que podem fazer toda a diferença num processo de seleção”.

O trabalho vencedor é o da aluna Ingrid de Castro Durans e teve como tema “Determinação experimental da velocidade mínima de fluidização e perda de carga para um leito de partículas esféricas”. Ela foi orientada pelo Prof. Dr. e coordenador do LOU (Laboratório de Operações Unitárias) Deovaldo do Moraes Júnior e o professor do curso de Engenharia Química Vitor da Silva Rosa.

Projetos concluídos – Na aba de trabalhos concluídos, em Ciências Exatas e da Terra, a Universidade teve dois projetos. Ambos foram orientados pelos professores Vitor da Silva Rosa e Deovaldo de Moraes Júnior.

Com o título “Determinação experimental da velocidade de deposição de suspensão de areia e água no transporte hidráulico em mineroduto”, o aluno Lucas Pantojas Quintas ficou em 4.° lugar. O outro projeto foi o do estudante Thiago Santana dos Santos. Intitulado de “Mapeamento geotécnico espacial a partir de sondagens SPT em regiões de Santos, SP”, ele terminou em 7.° lugar.

Em Biologias da Saúde, a aluna Gabrielli Mercia Alves Marchi, ganhou a premiação graças a pesquisa sobre “Avaliação dos impactos ambientais da composição de diferentes bases galênicas utilizadas em formulações líquidas e semi-sólidas: predição dos componentes da toxicidade dos componentes presentes em pomadas, cremes e loções para organismos aquáticos”. A orientação ficou a cargo da professora Lucia Lopes Guimarães.

Em andamento – Quatro trabalhos da Unisanta em andamento foram eleitos pela organização do Conic/Semesp, em Ciências Exatas e da Terra.

Intitulado “Projeto de dispositivo de sustentação de cadeira para trabalho em fachada de edifícios”, o trabalho foi produzido pelos alunos Raquel Oliveira Alvarez, Kaliny Oliveira de Moraes, Paula Vilas Boas Ferreira, Lucas Simões da Silva e Victória da Silva Costa.

Feito pelas estudantes Letícia Vieira Silva Menezes, Mariana Campos Ribeiro e Gabriela Santana Marotti, o trabalho teve como mote “Automa SAP: estudo de criação de uma empresa de automação de processos especializada na integração entre SAP e Excel”. Estes dois projetos foram orientados pelo professor e coordenador das Engenharias da Unisanta Carlos Alberto Amaral Moino.

Orientado pelo professor Felipe Berteli, aluno Lucas Neira de Lucas debruçou-se sobre “Captação de energia eólica em túnel de vento didático em pequena escala”.

O grupo de estudantes, formado por Milena Gonçalves de Araujo, Cahue Gonçalves de Araujo, Julia Haiba Alves, João Vitor Oliveira Borges e Isabelle de Oliveira Maria, apresentou o trabalho “Manifestações patológicas em reservatórios elevados relacionados à impermeabilização”. Eles foram orientados pelo professor João Guedes Neto.

Em Ciências Sociais Aplicadas houve a presença de três pesquisas. Com o título de “Conjunto habitacional Dolores Junqueira”, a estudante Sara da Silva Cruz foi orientada pelo professor Cesar Augusto Alonso Capasso.

A criação de um “Polo de Inovação: implementação de um Parque Tecnológico em Praia Grande” foi o tema do projeto da aluna Victória E. Vidal de Andrade. Ela foi orientada pela professora Fernanda Maria Meneghello.

Por fim, o “Planejamento de marketing da marca Pantys” foi o tema dos estudantes Mariana Reis Santana, Jenyffer Monyke Tenório Santos e Ana Gabriele Caetano da Silva, orientados pela professora Denise Dantas de Alcântara.

O que é o Conic/Semesp? – Realizado desde 2001, o Conic representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

São aceitos trabalhos de qualquer tema e área do conhecimento, inscritos por estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas.

Além dos prêmios para os melhores trabalhos das cinco áreas do conhecimento, nas categorias concluído e em andamento, e o Prêmio Especial para o melhor trabalho concluído, o Congresso contou novamente com o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental.

Qual a diferença entre trabalho concluído e em andamento? – Os trabalhos na categoria concluído não devem ter mais de 10 páginas, incluindo figuras e/ou anexos, se houver. Não são colocados título, nomes de autores, orientadores, colaboradores e da instituição de ensino superior na primeira folha, pois o sistema automaticamente criará uma folha de rosto com esses dados, para ser publicado nos anais.

Já os trabalhos na categoria em andamento não devem ter mais de cinco páginas, incluindo figuras e/ou anexos, se houver. Os demais tópicos seguem as mesmas regras dos trabalhos concluídos.