Na terça-feira (05/10), foi ministrada a palestra de abertura do 3º. Encontro de Universidades MetaRed Brasil, uma organização das universidades públicas e privadas brasileiras, que tem como objetivo a discussão e reflexão sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nas IES brasileiras.

Como presidente do SEMESP, da MetaRed Brasil e da Universidade Santa Cecília, a Profa. Dra. Lúcia Teixeira participou da abertura do evento e falou sobre o apagão nas redes sociais que ocorreu na segunda-feira (4). “Logo depois de um dia em que o mundo entrou em pânico por conta dessa dependência de aplicativos de mensagens e de grandes grupos, que isso seja motivo de reflexão para se criarem canais seguros de informação”, disse.

Lúcia completou: “Essa situação deve ser uma oportunidade para que o mundo possa se voltar para o nosso compromisso com o planeta, com toda tecnologia, e também a preocupação com o ser humano e com a biodiversidade”.A presidente ressaltou a importância do planejamento e investimento das lideranças para proporcionar experiências digitais nas áreas administrativa e acadêmica.

Segundo ela, a inovação colaborativa envolve universidades, parceiros, fornecedores, startups, institutos de pesquisa e a sociedade. “No campo da inovação, deverá ter uma construção de ecossistemas digitais com foco em soluções tecnológicas orientadas para o bem-estar humano, qualidade de vida, preservação da biodiversidade e resolução dos nossos grandes problemas sociais”, explica.

Durante a solenidade, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu o prêmio “Boas Práticas na Gestão de Tecnologia da Informação” pelo projeto de aberturas de chamados de TI, idealizado por Ricardo Holderegger, Diretor de Tecnologia da Informação da Unisanta, e pela equipe de TI da Universidade.

“O projeto representa uma ação de transformação digital que pretende desfazer as barreiras burocráticas nos processos. É uma maneira de implementar ações ágeis, com o uso de Recursos de TI eficazes, planejados para oferecerem soluções de negócio e respostas necessárias para a otimização das atividades da instituição de ensino”, explica Ricardo.

A Universidade Santa Cecília é top 10 em Inovação entre as universidades particulares do País e a 1ª na Baixada Santista, segundo o Ranking Universitário Folha de São Paulo – RUF.

A premiação levou em conta as boas práticas de gestão realizadas pelo candidato nos últimos 12 meses.