Maior congresso de iniciação científica do País registrou recorde de participações

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) será a sede  do 11° Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC, promovido pelo Sindicato das Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo – SEMESP, dias 18 e 19 de novembro (sexta-feira e sábado). A cerimônia de abertura será no dia 18/11, às 9h30, no Auditório do Bloco E.

Em seguida, será realizada, até às 13h, a 1ª sessão de apresentações dos 1495 trabalhos inscritos (sendo 205 da Unisanta), em salas e por intermédio de painéis. As atividades retornam a partir das 14h, quando começa a 2ª sessão de apresentações. As últimas apresentações terminam às 18h.

Na manhã do sábado inicia, a partir das 9h, a 4ª sessão, seguindo-se outra, das 10h30 às 12h.  Após o intervalo, as apresentações dos projetos retornam às 13h e terminam às 16h, para a apuração das notas, que serão dadas por cerca de 90 professores. No total, serão sete apresentações. partir das 17h ocorrerá a premiação e o encerramento do evento, no auditório do Bloco E.

“A iniciação científica, importante instrumento de formação, desenvolve no aluno a inovação e o espírito crítico. A região e a Unisanta, em seu cinquentenário, se sentem felizes em  receber  o maior congresso de iniciação científica do País , que reunirá  mais de 3000 pesquisadores e estudantes, em prol do avanço do conhecimento”, afirma a Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente da Unisanta e diretora do Semesp.

Na opinião da Reitora da Universidade,  Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado,  é inspirador constatar que os jovens mantêm aceso o amor pelas pesquisas científicas, motor do desenvolvimento humano e social. “A Baixada Santista e a Unisanta recebem com orgulho e grande expectativa esse número recorde de inscrições, reflexo do interesse cada vez maior da juventude pelo saber que se constrói com empenho, competência e perseverança. Receber o CONIC em nosso Campus, que comemora 50 anos,  é motivo de grande alegria”.

Programação Cultural – Além da produção científica de todo o País, o Conic deste ano mostrará talentos musicais da Baixada Santista. Com um repertório variado, que vai do clássico à MPB, o conjunto Unisanta Classic dará um brilho especial à solenidade de abertura do congresso, no dia 18. O trio é composto por teclado, violino e flauta.

No encerramento, dia 19, o tom ficará por conta do conjunto Unisanta Multiversos, formado por professores e alunos da Universidade Santa Cecília. Entre Rosas e Cavaquinhos é o tema da apresentação, numa alusão a Noel Rosas e ao centenário de Nelson Cavaquinho. Outros músicos consagrados também serão lembrados nas canções, entre eles Adoniram Barbosa, Elis Regina e Chico Buarque.

CONIC – O SEMESP realiza anualmente o CONIC – Congresso Nacional e Internacional de Iniciação Científica, com o objetivo de identificar talentos e estimular a produção de conteúdo científico com potencial para a transformação da realidade, através do exercício da criatividade e do conhecimento adquirido.

O Congresso apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentivando a pesquisa, a arte e cultura e facilitando seu contato com o que há de novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.