Com o objetivo de verificar a prevalência do fumo passivo em crianças internadas por doenças respiratórias, foi feito, na cidade de Mongaguá o trabalho “Prevalência de internações por doenças respiratórias em crianças fumantes passivas”.
A pesquisa constatou que a maioria das crianças é fumante passiva, sendo a pneumonia e a asma os principais motivos de hospitalização. De acordo com o resultado, a quantidade de moradores na mesma residência também pode contribuir para o surgimento de doenças respiratórias, sendo estas crianças fumantes passivas ou não.
Os alunos fizeram um levantamento de dados junto ao sistema de prontuários dos pacientes do Hospital e Maternidade Dra. Adoniran Correia Campos e da aplicaram um questionário aos responsáveis pelas 30 crianças, de zero a 12 anos, que estiveram internadas de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011, com doença respiratória diagnosticada.
A pesquisa tem autoria de Ivan dos Santos Vivas e Anette Aparecida da Silva Ferreira, alunos da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), e foi selecionado para o Congresso Nacional de Inciação Científica (Conic).
O Conic será nos dias 18 e 19 de novembro no Campus da Unisanta.