A presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), escritora e pesquisadora Lúcia Maria Teixeira Furlani, participou na noite de quarta-feira, 9/11, da entrega da ordem do Mérito Cultural, em Recife, que está homenageando Pagu. Sua participação foi notícia na página oficial do Ministério da Cultura, em sites de expressão nacional, como G1 (globo.com), nos principais jornais de Pernambuco, como o Jornal do Commercio, além de Blogs, colunas sociais e no Caderno Regional, da TV Santa Cecília.

“Os escritos são um depoimento biográfico do estado em que Pagu vivia. Sem liberdade, ela estava desapontada e se questionava sobre a sua impotência e insignificância diante daquilo. Falar dela é falar da história recente do País. É mostrar que devemos ser fortes, superar as fraquezas e que não podemos aceitar novamente os mesmo erros da época que nos privaram, além de que nos faz lembrar que contribuímos para a cultura do Brasil”, falou para o site de notícias G1, que destacou a presença da presidente da Unisanta na cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural.

“Estou muito feliz em ter colaborado no desenvolvimento desta homenagem, pois acredito que, assim, revelamos não só a história da mulher extraordinária que foi Pagu, mas também um pouco da história do Brasil, sobre um período que ainda se sabe pouco”, revelou Lúcia na reportagem, Entrega foi marcada por apresentações de artistas pernambucanos, publicada no site do Ministério da Cultura.
Os documentos foram o tema central da reportagem Documentos inéditos de Pagu são revelados, de uma página, publicada no Jornal do Commercio nesta sexta-feira, 11/11. Em entrevista ao jornal de Recife, a presidente do Centro de Estudos Pagu – Unisanta, revelou sua ideia de divulgar cada vez mais o acervo, que já produziu livros como Pagu – livre na imaginação, no espaço e no tempo, Croquis de Pagu e Viva Pagu- Fotobiografia de Patrícia Galvão.

“Pagu – sonho, luta e paixão”, foi o tema do evento realizado no Teatro Santa Isabel, na quarta-feira, 9/11. “No seu exercício do jornalismo ela traduziu e publicou textos importantes de autores estrangeiros até então desconhecidos no Brasil. Além disso, foi uma importante apoiadora do teatro amador”, afirmou Lucia, para o Jornal Folha de Pernambuco Digital.

A presidente da Unisanta entregou, na manhã de quarta-feira, 9/11, à ministra da Cultura, Anna Buarque de Hollanda, documentos inéditos escritos por Pagu na prisão há 75 anos. O encontro, que foi no hotel Atlante Plaza, em reunião de preparação do Prêmio Ordem do Mérito Cultural, do Minc, foi destaque no blog Social 1, da colunista social Roberta Jungmann, na coluna social do Jornal A Tribuna e na coluna social do jornal Folha de Pernambuco Digital.

Confira algumas matérias:

G1 – Portal de Notícias da Globo 

Site Ministério da Cultura

Folha de Pernambuco

Folha de Pernambuco – Coluna Foco

Blog Jornal do Commercio