O primeiro dia de campanha foi movimentado. Quem tiver interesse em participar ainda dá tempo, para os calouros e veteranos da Universidade assim como para a comunidade.

Está sendo realizado, entre hoje (06/02) e amanhã (07/02), o Trote Solidário na Universidade Santa Cecília, no qual são feitas ações sociais que beneficiam diferentes causas e contribuem para a formação dos estudantes como futuros profissionais e principalmente como cidadãos.

Marcus Teixeira Penteado, diretor de Marketing da Unisanta, comenta como o trote vem com o intuito de integrar os calouros e os veteranos neste início de aulas, como é o exemplo da veterana de Arquitetura, Juliana Pallin, que se sentiu bem em fazer parte dessa ação, reconhecendo a importância para as mulheres que lutam contra o câncer de mama.

Vice-presidente do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, Mariana Francisco reforça como o trote solidário é importante, proporcionando, através da doação de cabelo, uma melhor autoestima e qualidade de vida durante o tratamento da mulher.

Leandro Azevedo, cabeleireiro, explica a importância que o cabelo traz para a moldura do rosto da mulher que faz o tratamento oncológico e como essa perda do cabelo é muito significativa. “Essa questão de usar peruca é muito pessoal, algumas mulheres preferem ficar carecas, ou até mesmo usar lenços ou turbantes, sendo uma escolha particular, mas no geral a peruca traz um conforto e um bem-estar maior”.

Por fim, a captadora de doadores do Hemonúcleo de Santos (Colsan), Vanessa Aguiar, destaca como o trote solidário faz com que os universitários participem para fazer a diferença, além de conseguirem um número maior de doadores para ajudar o hemonúcleo.

Confira as formas de participar:

Doação de sangue – Os interessados em doar sangue devem se dirigir ao Hemonúcleo de Santos, que fica no Hospital Guilherme Álvaro, de segunda a sábado, das 8h às 12h30. O endereço é Rua Oswaldo Cruz, 197, bem ao lado da Unisanta. Ao doar sangue, informe que está participando da Campanha Trote Solidário da Unisanta.

Requisitos:

Ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos); pesar no mínimo 50 kg; estar em boas condições de saúde; estar alimentado, porém evitar alimentos gordurosos e aguardar duas horas após o almoço e uma hora após o lanche; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação; não fumar duas horas antes e na primeira hora após a doação; estar descansado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial.

Obs.: Os doadores menores de 18 anos e maiores de 16 anos podem doar, mas precisam estar acompanhados dos responsáveis ou com formulário de autorização (www.colsan.org.br).

Para doar sangue, você não deve:

Ter sintomas gripais ou febre; ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de infecções por HIV ou hepatite); ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses; ter se submetido à cirurgia nos últimos seis meses; estar grávida; amamentando há menos de 12 meses; ter realizado parto ou aborto nos últimos três meses; apresentar histórico de doença hematológica, hepática ou renal, câncer, epilepsia, hepatite, doença de Chagas ou malária, antecedente de asma grave ou choque anafilático.

Ter histórico nos últimos 30 dias de febre, manchas na pele, dor no corpo ou outros sintomas que possam sugerir arboviroses (dengue, zika vírus e chikungunya); ter contraído hepatite após os dez anos de idade; fazer o uso de antibióticos e anti-inflamatórios com menos de 30 dias; ter tomado vacina da gripe (esperar, no mínimo, uma semana para doação); outras vacinas (esperar, no mínimo, 30 dias para doação); consumir bebida alcoólica no dia em que antecede a doação; ter extraído dente ou feito implante (30 dias antes da doação); ter realizado endoscopia e colonoscopia há menos de seis meses.

Doação de cabelo Mais uma vez a Unisanta convida os calouros, veteranos, funcionários da Universidade e a comunidade em geral para participar da campanha social de doação de cabelo em prol do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama.

Dias 6 e 7 de fevereiro, das 9h às 11h e das 20h às 21h, no pátio do Bloco M da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277, haverá corte de cabelo solidário (a partir de 15cm de cabelo). A ação tem apoio de Leandro Azevedo Studio. A campanha também é aberta à comunidade, que pode cortar o cabelo no local ou trazer já cortado.