26 e 27 de janeiro de 2023, dentro da programação especial do 14.° Festival da Experiência do Cinema

 O turismo cinematográfico é um convite para o espectador degustar a cidade com todos os seus sentidos, muito além da visão. E é desta forma que vamos celebrar os 477 anos de Santos/SP, que tem o selo de cidade criativa em cinema, da Unesco. Serão realizadas duas edições gratuitas do CineTour Afetivo dentro da programação especial do 14.° Cineme-se – Festival da Experiência do Cinema. O primeiro CineTour Afetivo acontecerá no dia do aniversário da cidade, 26/01, às 19h, no Centro Histórico, com ponto de partida na Praça Mauá. Já o segundo será na Cinelândia Santista, 27/01, às 19h, com ponto de partida na Pinacoteca de Santos.

Sorria, você está dentro de um filme! Esta é a brincadeira reflexiva que convida o espectador a mergulhar no cinema que tempera e habita a cidade portuária de Santos, com apresentação do cineasta e fotojornalista Eduardo Ricci e participações especiais do turismólogo e jornalista Diego Brígido e da guia de turismo Augusta França. Para participar, é necessário fazer inscrição gratuita em link disponível no blog: www.saboresdocinema.blogspot.com.br, pelo e-mail: cinericci@yahoo.com.br ou pelo WhatsApp: (13) 98230-4599. Haverá dicas de fotografia urbana e sorteio de ingressos do Cine Roxy, cinema de rua mais antigo de todo o litoral paulista.

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/psBT4QkV4rLYzU89A

14.° CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema

O Festival traz como tema central nesta edição o instante que tempera uma cena de cinema. Durante o caminhar, o espectador vai degustar, junto da cidade, o que dá sabor aos filmes e consequentemente também às nossas memórias afetivas. O Festival não exibirá, pela primeira vez, nenhum filme em telas de sala de cinema, mas o espectador construirá seu próprio filme, usando sua memória como ilha de edição. Para oferecer esta experiência imersiva urbana noturna, serão realizados dois CineTours Afetivos à noite, com dinâmicas culturais e apresentações durante o caminhar.

Esta ação cultural é uma realização da Ricci Filmes – Produtora da Experiência do Cinema, correalização com a Secretaria Turismo de Santos, Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta e Revista 9. Apoio Cultural da Afro Turismo, Universidade Santa Cecília, Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta, Locadora Vídeo Paradiso e Cine Roxy.

O festival – Criado em 2004, em Santos/SP, o Cineme-se tem como objetivo estimular e expandir a experiência cinematográfica do espectador e de realizadores da imagem em movimento. Busca a integração entre o audiovisual imersivo, a gastronomia e a cidade criativa. Trabalha a partir de um conceito colaborativo, construído por meio de visões coletivas de todos os níveis, do roteirista ao espectador. Cria um espaço de construção de sentidos, de investigação e de novas realidades nas múltiplas possibilidades de se fazer, pensar, sentir e ver cinema.

CineTour Afetivo – A cidade de Santos tem um grande histórico de realizadores, amantes de cinema e de ser cenário para muitos filmes e produções audiovisuais, isso tudo devido ao seu legado artístico, arquitetônico e sociopolítico na história brasileira. Para unir o afeto urbano com a experiência do cinema, Eduardo Ricci realiza uma pesquisa para criar o Mapa Cine Afetivo de Santos. É a partir das informações coletadas para o Mapa que surgiu a proposta do CineTour Afetivo, que já é realizado desde 2018.

O formato é de ocupação cultural urbana, onde por meio de dinâmicas fotográficas, com cine imersão (inspirações no cinema de grandes mestres que usam a cidade, a lua e a noite como personagens), o participante é levado a degustar a cidade, com sabores surpresas, texturas, paisagem sonora e, assim, criar suas histórias e fotografar o ambiente urbano de outras formas afetivas. Ao caminhar pela cidade por 2 horas, cada indivíduo será convidado a mergulhar na história e nos afetos da cidade à noite, usando sua observação e registros fotográficos com base na inter-relação entre a vida urbana, as sensações, memórias e o que o afeta no ambiente urbano, expandindo dessa forma sua percepção das cidades que habitamos e também as cidades que nos habitam.

PROGRAMAÇÃO

Quinta – 26/01 – Centro Histórico de Santos

 

 

– RECEPÇÃO
– BOAS-VINDAS
– MEDITAÇÃO CINE IMERSIVA

>> PERCURSO DO CINETOUR AFETIVO – CENTRO HISTÓRICO À NOITE
PONTO DE PARTIDA: Praça Mauá
> Rua General Câmara
> Rua Augusto Severo
> Mural de Paulo Werneck
> Rua XV de Novembro
> Parada Cine Imersiva: Museu do Café (autonarrativa)
> Boulevard da Rua XV de Novembro
> Rua do Comércio

PONTO DE CHEGADA: Estação do Valongo / Museu Pelé

– IMPRESSÕES
> Diálogo com o público e suas impressões
> Sorteio de ingressos para o Cine Roxy

– VOLTE SEMPRE
Encerramento

Sexta – 27/01 – Cinelândia Santista

 

 

– RECEPÇÃO
– BOAS-VINDAS
– MEDITAÇÃO CINE IMERSIVA

>> PERCURSO DO CINETOUR AFETIVO NOTURNO – MUITO ALÉM DO LUAR
PONTO DE PARTIDA: Pinacoteca de Santos
> Pérgula do Boqueirão
Vivências em pontos cine afetivos da Orla de Santos
Salas antigas de cinema na Orla
Sutilezas do Jardim da Orla à noite
Prédios tortos
Concha Acústica
> Parada Cine Imersiva: Posto 4 Cine Arte (autonarrativa)
Caminhada imersiva à beira-mar com a cidade como tela
Dicas para fotografar a Lua
Praça das Bandeiras
Praça da Independência (100 anos)
Cinelândia Santista

PONTO DE CHEGADA: Antigo Cine Praia Palace
Cine Degusta (local com lanches e bebidas)

– IMPRESSÕES
> Diálogo com o público e suas impressões
> Sorteio de ingressos para o Cine Roxy

– VOLTE SEMPRE
Encerramento com foto oficial do grupo