O curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizará, dia 18/04, segunda-feira, duas palestras. A primeira será ministrada por Paulo Pacheco e Zenobio Matos e tem como tema “Os desafios da indústria do petróleo na busca por novos talentos”, das 19h às 20h30, no Anfiteatro, localizado do Bloco E, 4º andar. A segunda, no mesmo local, das 21 às 22h30, enfocará “Backer Hughes do Brasil – Um empresa de produtos e serviços na indústria de petróleo”. A palestra será conduzida por André Borges e Jean Penatti.

Pacheco atuou 23 anos na Indústria petrolífera, sendo que 21 anos na multinacional Schlumberger. Ele iniciou a carreira como Mud Logger, passando para Field Engineer como MWD/LWD e Direcional, trabalhando nas mais diversas bacias sedimentares da costa brasileira bem como Venezuela.

Atuou também como gerente de campo no estado Lousiana, sendo responsável pelas operações da Shell, Chevron Texaco e BP no Golfo do Mexico. Pacheco também trabalhou como suporte ao cliente e gerente de conta para a Petrobrás. Hoje ele atua como o gerente para o escritório da Schlumberger de Santos.
Matos iniciou sua carreira como Field Engineer de Wireline (Perfilagem) em 1999.

Assim como Pacheco, Zenobio Matos também trabalhou fora do país, passando pelos Estados Unidos, Catar e Nova Zelândia como Field Engineer. E atuou também no México, como Gerente de Operações (FSM). Ele foi responsável pelas operações offshore da Petróleos Mexicanos (PEMEX), gerenciando até 10 operações simultâneas em ambiente extremamente complexo.

Hoje atua como Gerente de Recrutamento da Schlumberger para o Brasil, sendo responsável por “garimpar” os novos talentos para a empresa e coordenar as iniciativas de relacionamento com as Universidades.

André Borges é Engenheiro Químico graduado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com pós-graduação lato sensu em Engenharia de Petróleo pela Universidade Centro Leste do Espírito Santo (UCL). Ele é especialista em aplicação de químicos no tratamento de petróleo e gás.

Borges é membro da Associação Brasileira de Corrosão (ABRACO). Ele atua no mercado de produtos e serviços na área de completação e produção de poços de petróleo na Baker Hughes do Brasil como gerente de conta na Bacia de Santos.
Jean Penatti também atua como gerente de conta na Bacia de Santos, na Baker Hughes do Brasil, porém ele trabalha no mercado de produtos e serviços na área de perfuração e avaliação de poços de petróleo.

Penatti é graduado em Geologia pela Universidade Estadual Paulista de Rio Claro (UNESP-Rio Claro). Está na indústria de Petróleo desde 1998, tendo oito anos de experiência offshore conduzindo operações de M/LWD e três anos na coordenação de operações de perfuração.

Borges e Penatti farão uma apresentação institucional da Baker Hughes do Brasil, enfatizando uma descrição das suas atividades no mercado de petróleo e gás e as perspectivas de crescimento para o novo cenário da produção da camada do pré-sal.