Além de reciclar e ajudar o meio ambiente, o projeto ainda destinará R$ 0,02 por embalagem recolhida para uma instituição beneficente

Buscando estimular a consciência ambiental e oferecer um destino correto aos resíduos sólidos, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) está participando do projeto Lixo no Lixo – Cidade no Capricho, promovido por A Tribuna. O projeto, que neste semestre convocou as universidades da região, tem como finalidade melhorar a qualidade de vida na Cidade, por meio do incentivo à cidadania.

Toda a comunidade ceciliana e a população das cidades da Baixada Santista poderão depositar embalagens para reciclagem na Unisanta até o fim de novembro. Para o diretor de Marketing da Unisanta, Prof. Ms. Marcus Teixeira Penteado, a principal importância da participação da Universidade como Ecoponto é conscientizar a população.

“Além de enviarem as embalagens para o destino correto, todos os participantes ainda estarão contribuindo na arrecadação de R$ 0,02 por material para uma entidade beneficente. Por isso, a participação de todos é essencial”, explica Penteado.

Nesta campanha, o jornal A Tribuna firmou parceria com a empresa TerraCycle, que cria produtos verdes a partir de vários tipos de materiais de difícil reciclabilidade e não possuem destinação adequada.

Segundo Bruno Massote, presidente da TerraCycle, a atuação dos alunos é fundamental. Para ele, o envolvimento dos estudantes desperta o sentimento de liderança, formando futuros profissionais melhor preparados. “São eles que multiplicam o conceito e levam para fora das faculdades o projeto. O objetivo é este: criar uma cadeia onde é possível que todos saiam ganhando”, revela Massote.

Quais embalagens podem ser arrecadadas?

Os ecopontos receberão quatro tipos diferentes de brigadas, assim são chamadas as frentes de atuação, que são patrocinadas por empresas produtoras dessas embalagens.

São elas: embalagens de shampoo e similares, cremes e escovas dentais, embalagens de congelados e margarinas e, por fim, material de escrita (lápis grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas e canetinhas, borrachas, apontadores, marcadores de texto permanentes e para quadro branco). Tudo será recolhido e enviado à TerraCycle.

As brigadas da Unisanta estarão disponíveis na portaria principal, localizada na Rua Oswaldo Cruz, 277, no Boqueirão, em Santos.

A ação é do jornal A Tribuna, com patrocínio da Rodrimar e da Terracom. Também é parceira do projeto a Marin Gerenciamento de Resíduos.

Ações em prol o meio ambiente – A Unisanta realiza e participa de diversas ações de recolhimento de resíduos sólidos. Na recepção aos calouros é realizado o Trote Solidário, que,  entre diversas ações sociais, para estimular e aproximar calouros e veteranos, organiza a limpeza de microlixo nas praias e arrecadação de lixo eletrônico como equipamentos de informática (placas, torre, monitores antigos, entre outros), celulares, pilhas e baterias. Estes materiais contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, que, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente.

Além do Trote Solidário, ao longo de todo o ano, alunos, funcionários, professores e colaboradores são orientados a separar o lixo produzido pelo Campus, por meio as lixeiras seletivas distribuídas pelos pátios. E são estimulados também a participar de ações desenvolvidas pelo EcoFaxina de recolhimento de lixo nas encostas e praias.