A USP  está interessada em comprar módulos didáticos de engenharia para uma unidade de ensino. A Unisanta  já desenvolveu mais de 150 módulos educativos para outras instituições e centros  de ensino renomados, públicos e particulares.

Os cursos de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) são referências nos meios acadêmicos do  País, assim como seu Laboratório de Operações Unitárias. O elogio partiu de dois professores de Engenharia da Poli/USP, que visitaram o Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta, na manhã desta  quinta-feira (20/9).

Os professores Shigueharu Natai e José Luís de Paiva vieram conhecer pessoalmente os módulos educativos produzidos para ensino e pesquisa na Unisanta, pois há um interesse em adquiri-los visando a ampliação do curso de Engenharia de Petróleo da Politécnica em Santos.

Shigueharu Natai e José Luís de Paiva tiveram a oportunidade de assistir a uma aula no Laboratório da Unisanta.  “Percebemos que, além das soluções técnicas mostradas pelos equipamentos, eles são voltados para a parte didática. O Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta é muito rico em Engenharia de Processos e Engenharia Química”, afirmou Paiva.

Bancada de Experimentos de Petróleo

Os professores da Poli foram recebidos pelo coordenador do Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta, prof. Deovaldo de Moraes Júnior. Entre os equipamentos que mais despertaram interesse está a Bancada de Experimentos de Petróleo, uma aula prática de como se refina petróleo.

Os módulos, de dimensões reduzidas em relação aos equipamentos nas indústrias, reproduzem fielmente os principais tipos de operações  químicas, diante dos alunos, o que facilita o aprendizado.

A Unisanta já produziu cerca de 150 módulos educativos de engenharia para outras instituições e centros de ensino. Entre elas estão o Instituto Militar de Engenharia (IME), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Minas Gerais (UFM), do Paraná e Maranhão, a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), entre outras.

Fundado em 9 de outubro de 2007, o Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta leva o nome do químico Oswaldo Bonfanti, que idealizou os primeiros módulos. O curso de Engenharia Química da Unisanta é coordenado pelo prof. Luís Renato Bastos Lia.

Professores Professores 2