Os alunos do Colégio Santa Cecília Felipe Ribeiro de Souza e Matheus Santana, apontados  pela mídia  especializada como revelações para as próximas Olimpíadas, foram homenageados dia 26/3 por suas últimas conquistas em competições nacionais e internacionais.

A solenidade aconteceu no pátio do Colégio, durante o intervalo dos alunos do Ensino Médio. Felipe e Matheus ganharam uma bandeja de prata e flores. Estiveram presentes a reitora da Universidade Santa Cecília, Sílvia Teixeira Penteado, a presidente, Lúcia Maria Teixeira Furlani e o pró-reitor Administrativo Marcelo Teixeira, além de atletas e técnicos da natação de todas as equipes.

Conquistas

As  últimas conquistas dos nadadores do Colégio foram no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, no Chile, disputado  neste mês. Matheus ganhou três medalhas de ouro, nos 100 m livre, no revezamento 4 x 100 m livre e a outra na prova que levou a seleção brasileira a quebrar o recorde de campeonato, a do revezamento 4x100m medley (juv. B), com 3m46s57. Ainda no Chile, ele conquistou o bronze nos 50m livre (juv. B). Promessa  nas Olimpíadas de 2016, Matheus Santana  é chamado de “o novo Cielo”.

Felipe Ribeiro, outro destaque da Unisanta na seleção brasileira, também fez bonito no Sul-Americano. Felipe (Juv. A) conquistou três ouros nas provas de 100m borboleta (58s14), 200 m livre, 50 m livre e prata no revezamento 4 x 100 livre. Ele foi eleito o Melhor Atleta das Olimpíadas Escolares 2012 – 12 a 14 anos, categoria masculina, pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Conquistou medalhas de ouro em quatro campeonatos, na categoria Infantil II, em 2012: quatro medalhas no Campeonato Paulista Infantil de Inverno; quatro medalhas no Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno; seis medalhas nas Olimpíadas Escolares e cinco medalhas no Troféu Chico Piscina.

O Sul-Americano reuniu atletas de 14 e 15 anos (na categoria Juvenil A) e de 16 a 18 (Juvenil B).

Aos 14 anos, o nadador teve um desempenho excelente nas últimas competições disputadas. No Campeonato Brasileiro Infantil II, realizado em Goiânia entre os dias 1º e 4 de novembro, Felipe obteve o melhor índice técnico nos 200 metros livre, com o tempo de 1min 54s97, e nos 100 metros livre e estabeleceu o novo recorde do campeonato, com a marca de 52s32.

Felipe conquistou medalhas de ouro em quatro  provas na categoria Infantil II. No Campeonato Paulista Infantil de Inverno, realizado em São Caetano do Sul, nos dias 16 e 17 de junho, ele venceu nas provas 100m borboleta, 100m livre, 50m livre e 200m borboleta.

No Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno, além de ganhar quatro provas, quebrou os recordes da competição nas provas eliminatórias e finais 100m borboleta, 100m livre e 200m borboleta. No 50m livre quebrou o recorde na final. O campeonato aconteceu em Sergipe, entre os dias 28 de junho e 7 de julho. Nas Olimpíadas Escolares, realizadas entre os dias 7 e 9 de setembro, em Poços de Caldas, novamente quebrou recordes e ganhou seis medalhas de ouro. Entre os dias 27 e 29 de setembro, em São Paulo, aconteceu o Troféu Chico Piscina, e Felipe conquistou mais cinco medalhas de ouro.

Segundo a técnica de Felipe, Maressa Nogueira, o nadador tem o melhor tempo do ano nos 50m livre (24s11), 100m livre (52s32) e terceiro tempo nos 200m livre (1min 54s 97).

Maressa destaca que são poucos os países que têm um ranking organizado para a categoria, como os principais países no esporte, Estados Unidos e Austrália, e o tempo de Felipe é o melhor.