Nesta segunda-feira, 25/03, o Caderno Esporte do Jornal A Tribuna destacou, em página inteira, o aluno e atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o “novo Cielo”, Matheus Santana,16, com a matéria Menino do Rio, com chamada em duas colunas na primeira página.
No ano passado, no Troféu Chico Piscina, Santana fez 11 centésimos a menos nos 50m, batendo o recorde do medalhista olímpico, surgindo daí o apelido de “novo Cielo”.

Nascido e criado no Rio de Janeiro, onde treinava no Botafogo, Matheus passou a morar em Santos para treinar e estudar. O atleta conheceu a Unisanta por causa de Flavia Ribeiro, santista de 16 anos, também nadadora da Universidade e sua namorada.

Ele nada desde os 7 anos de idade. Inicialmente por ordem medica, para melhorar dos problemas respiratórios. “Depois o tratamento virou divertimento e mais tarde, responsabilidade, passando assim horas na piscina desde os sete anos de idade”, informa a repórter Sheila Almeida..

O garoto trouxe mais uma conquista para a sua carreira, na semana passada no Chile: dois ouros, um bronze e o recorde sul-americano.  O Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, realizado no parque aquático de Escola Naval de Valparaiso, fez Matheus trazer para Santos o orgulho de ter feito a seleção brasileira de natação quebrar o recorde do campeonato no revezamento 4x100m medley juvenil B, com 3m46s57.
O treinador Marcio Latuf informou ao jornal que o novo Cielo, chegou nas suas mãos tecnicamente melhor que a Ana Marcela Cunha. “A bicampeã mundial de maratonas aquáticas que (atualmente tem 21) chegou com 15 anos, aperfeiçoou sua técnica e atualmente ele a vê colhendo cada vez mais títulos Por ter apenas 16 anos, o nadador ainda não chegou em sua plena forma física”.
O treinador ressalta  a técnica e a disciplina de Matheus Santana, que  se prepara é o Mundial de Dubai, em agosto. Antes, o atleta disputará  o Troféu Maria Lenk, dia 22 de abri”, informa A Tribuna.

Homenagem no Colégio
O jornal mostra ainda, em outra retranca, a homenagem do Colégio e da Universidade Santa Cecília que será feita nesta terça-feira, às 9h30, no pátio do colégio, Bloco A, aos nadadores . Felipe Ribeiro e Matheus Santana, medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquaticos, no Chile.
Felipe Ribeiro, 14, atleta e aluno da Unisanta, também foi alvo de matéria especial em A Tribuna, há alguns dias. O nadador conquistou ouro nos 100m borboleta (58s14) na semana passada, no Chile. Ano passado foi eleito o Melhor Atleta das Olimpiadas Escolares categoria masculina, pelo Comitê Olímpico Brasileiro.