A Unisanta firmou parceria com a ONG Alimentando o Bem através dos cursos de EaD do polo em Guarujá para ações solidárias. O docente Odair Dias explica que cada curso de graduação envolvido terá uma área de atuação na sede do Instituto, localizado na praia do Perequê.

Primeiramente, os acadêmicos das Licenciaturas em Pedagogia e em Educação Especial irão ministrar aulas de reforço escolar às crianças da comunidade. O curso de Biologia irá trazer discussões e atividades lúdicas sobre a rica fauna da região e também da Serra do Guararu, onde tem uma área de preservação ambiental.

Já a graduação em História terá um papel importante para elaborar o levantamento sócio-histórico da região e, em conjunto com os alunos de Serviço Social, será realizado um projeto de diagnóstico, abordando questões socioeconômicas. De acordo com Odair, o objetivo é que este diagnóstico seja permanente e, a partir disso, criar um observatório do Perequê nos cursos.

O contato da ONG com a Unisanta veio pela tradição e excelência de ensino que o maior complexo educacional da região oferece. O primeiro passo realizado foi a análise do que poderia ser feito e depois ter a proposta do projeto aprovada pelo corpo docente.

Alimentando o Bem – O instituto foi fundado pela designer de joias Emar Batalha no início da pandemia da Covid-19, na unidade de conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu, com doações de marmitas e itens de higiene para auxiliar moradores de Guarujá.

Desde então, a ONG cresceu e ampliou seus objetivos para inclusão social, com oferta de qualificação profissional para confecção de produtos e geração de renda incentivando o desenvolvimento local sustentável.