O Edifício Eng. João Paulo Tavares Papa será entregue neste sábado (26/10) e o funcionamento das novas clínicas de saúde, laboratórios para pesquisas na área tecnológica, salas de aula e  atividades de responsabilidade social já iniciam no início do próximo ano letivo, em fevereiro de 2014.

Uma festa em homenagem ao Dia do Professor marcará o término das obras do 17º edifício da Universidade Santa Cecília. A confraternização será às 11h, na Rua Cesário Mota, 14. Nesse dia, também serão comemorados os 52 anos do Complexo Educacional Santa Cecília.

Trata-se de um edifício inteligente, com oito andares mais o térreo, construído segundo a mais moderna tecnologia, de sustentabilidade, segurança e conforto ambiental. O nome do prédio é uma homenagem ao ex-aluno da Instituição, ex-prefeito João Paulo Tavares Papa, formado em Engenharia Elétrica na VI Turma desse curso, em 1983, e que teve como patrono o prefeito de São Paulo, Mário Covas. Papa é o atual Diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp.

Participação de professores na construção

Os projetos técnicos do novo edifício foram elaborados por professores da Instituição. O projeto arquitetônico é do professor e arquiteto Francisco José Carol. A equipe é constituída ainda pelos engenheiros e professores Iberê Martins da Silva, Edite Silvana Souza Tanaka (cálculos estruturais), Pedro Manuel Mascarenhas de Menezes Marcão (fundação) e José Roberto Abbud Jorge (parte elétrica), coordenados pelo diretor das Faculdades de Engenharia e Arquitetura, Antonio de Salles Penteado. Alunos de Engenharia estagiaram e acompanharam todas as etapas.

No Bloco E estão concentradas as Clínicas de Odontologia e de Fisioterapia, que serão ampliadas no Bloco F. O Laboratório Multidisciplinar de Odontologia, atualmente no Bloco D, será transferido para o novo prédio. Atividades e pesquisas de Mestrados de Ecologia e de Engenharia Mecânica e de Pós-Graduação serão desenvolvidas no Bloco F.
O Complexo Educacional Santa Cecília, como em todas suas festas de aniversário, mantém assim sua tradição de anunciar ampliação de suas atividades educativas, de pesquisa e de responsabilidade social, ou projetos novos, para atender às novas demandas nas áreas da Educação e do setor produtivo. E faz questão de compartilhar este momento com seu corpo docente, diretores e coordenadores.

Edifício inteligente

Os projetos e as técnicas utilizadas no novo edifício primam pela amplidão dos espaços, inovação, sustentabilidade e preservação do meio ambiente. São espaços flexíveis, que podem ser ligados a outros edifícios próximos, se necessário, ou para outros blocos que vierem a serem construídos no futuro. As salas de aula têm entre 75 a 90 metros quadrados e cada andar possui salas para a administração, dois banheiros comuns e dois banheiros para portadores de deficientes físicos, de 2,40 por 1,97 metros. Todas as dependências possuem acessibilidade a pessoas com dificuldades de locomoção. Os pisos são de porcelanato de primeira linha. Os corredores surpreendem pela largura, de cerca de 2 metros.

As escadas possuem entre 2 a 4,20 metros de largura, com patamar intermediário e degraus antiderrapantes e com ranhuras, o que as torna mais seguras. Escadarias e áreas de circulação possuem luzes de emergência. As soleiras dos elevadores são de granito, o que mostra o cuidado com os acabamentos. As fundações atingem 54 metros de profundidade, o que é incomum em áreas próximas do mesmo tipo de solo.

Os sistemas de refrigeração e de ventilação obedecem aos mais altos padrões exigidos. Janelas corridas, de grandes dimensões, possibilitam excelente iluminação natural. Uma caixa d´ água de 30 mil litros captará a água da chuva, para reuso nos banheiros.
O acabamento vai inserir o novo edifício do conjunto aos demais edifícios do Complexo, com a película azul dos vidros em harmonia com a pintura branca das fachadas.

A construtora é a Engeplus e a obra está  sob a responsabilidade dos engenheiros Roberto Luiz Barroso Filho, Roberto Luiz Barroso e Carlos Alberto Indame.