Acontece, nos dias 17 e 18 de maio, a partir das 9h, a 6.ª edição do Simpósio de Engenharia Ferroviária (SimFer) no Instituto Eldorado de Campinas. A Unisanta fará parte da realização ao lado da organizadora Unicamp em conjunto com a Poli-USP, UFJF, IFSP, IME e Ufes. 

O evento começou há seis anos com o objetivo de divulgar as pesquisas feitas no âmbito das cátedras da Vale S.A. Ao longo do tempo, estruturou-se e expandiu-se, incluindo inovações realizadas nas principais ferrovias nacionais e definindo como foco principal o transporte de carga pesada sobre trilhos (“Heavy Haul”). Atualmente, conta com os principais fabricantes e desenvolvedores de vagões e componentes e tem como público-alvo pesquisadores e alunos das áreas de exatas e tecnologias. 

“É um orgulho para a comunidade ceciliana fazer parte da organização de um evento nacional como este. O setor ferroviário brasileiro demanda inovação e investimentos pesados em pesquisa”, comenta o professor doutor Felipe Bertelli, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que também faz parte do comitê organizador. Ele ainda ressalta que a Unisanta conta com uma equipe de docentes e alunos bolsistas empenhados em desenvolver tecnologia e aprimoramento do setor. 

O evento no Eldorado terá a participação dos pesquisadores Nicola Bosso, do Politecnico di Torino (Itália), e de Werner Daves, do Materials Center Leoben (Áustria), referências na área, que irão ministrar palestras. (Confira a programação).

Profissionais ferroviários ligados às empresas também são convidados para apresentar trabalhos no Simpósio. Os trabalhos inscritos serão publicados posteriormente. As submissões podem ser feitas no link  (https://linktr.ee/sef_2023).

Além disso, a edição deste ano contará com a parceria da International Heavy Haul Association (IHHA), que concederá isenção de inscrição em sua Conferência, a ser realizada no Rio de Janeiro, aos quatro melhores trabalhos apresentados. (Fonte: Unicamp)

Para mais informações, acesse o site https://eventos.galoa.com.br/sef-2023/page/2236-home?lang=pt-br