Foto: Ivan Storti

A Universidade Santa Cecília apresentou a equipe de natação que representará a instituição na temporada 2023, com foco no ciclo olímpico Paris-2024, na manhã da quinta-feira (dia 2), no Consistório da Unisanta. Ao todo, foram nove nadadores contratados para compor a temporada, como Gabrielle Roncatto, Maria Fernanda Costa “Mafe”, Daynara de Paula, Tyara Fernandes, Sofia Rondel, Marco Junior, Gabriel Ogawa, Henrique Borges e Leonardo Guedes.

Além dos nove contratados, os nadadores Lucas Santos, Diego Prado, André Pereira, Maria Amalia Zanetti Verzola, Felipe Ribeiro e Guilherme Basseto mantiveram seu vínculo para representar a Unisanta nas competições do próximo ciclo. Ao todo são 32 atletas na categoria Sênior, sendo 18 no feminino e 14 no masculino.

“Expectativa para este ano é grande, temos novas contratações. A equipe que já estava na Unisanta é fortíssima. A equipe multidisciplinar já vem alinhando, deixando o grupo cada vez mais bem treinado. Esses reforços que chegaram também contam com um currículo sensacional, assim a equipe fica muito forte para disputar todas as competições dentro do nosso país, mas principalmente fora”, analisou o supervisor técnico de natação da Unisanta Marcel Ferreira.

Neste ano, o Troféu Brasil, que acontece em maio, será a seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, a ser realizado em julho, em Fukuoka, no Japão, e para os Jogos Pan-Americanos, em outubro, em Santiago, no Chile. Além disso, também serão formadas seleções para o Campeonato Mundial Júnior de Natação e para a Universíade.

Além do incentivo ao esporte, a Unisanta tem como característica a união com a Educação. Muitos dos nadadores são estudantes de graduação da Universidade, o que faz a instituição formar gerações e construir campeões. Pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira comentou sobre a formação dada aos nadadores. “A medalha e o troféu são importantes, mas o fundamental para a Unisanta é a formação do indivíduo. É possibilitar que ao final de uma carreira esportiva, umas mais curtas e outras mais longas, como é o caso do nadador Nicholas Santos, que decidiu não competir, mas continuar desenvolvendo com o próprio Santa Cecília uma série de outros projetos na área educacional. É formado em fisioterapia, mas recordista e uma referência para o esporte mundial. Essa é a sequência que nós pretendemos sempre dar para a carreira de um esportista”, salientou.

Um novo ‘velho’ rosto

A história é de mais de uma década, mais precisamente de 12 anos e inúmeras conquistas. Essa é a vida de Gabrielle Roncatto nas piscinas da Unisanta, atleta que retorna à casa para mais uma temporada vestindo as cores cecilianas. “Estou muito feliz de estar de volta, aqui foi onde aprendi a nadar, eu tenho um carinho enorme. Sou apaixonada pela Unisanta”, enfatiza.

Gabi também falou sobre a perspectiva para a temporada que se inicia. “Meus próximos objetivos são estar dentro da Seleção do Pan-Americano e do Mundial. A seletiva vai ser em maio”, finaliza.

Diplomada e expectativa alta

O dia não foi somente para a apresentação dos atletas, mas também de consagrar a campeã olímpica Ana Marcela Cunha, que recebeu seu diploma do curso de Educação Física do Santa Cecília (FEFESP).

“Foi uma surpresa muito boa. A gente vive a nossa vida toda no esporte que é a nossa profissão, porém a gente sabe que é curta. Então a gente sabe que vai ter que fazer algo. Então a Unisanta, junto da família Teixeira, me incentivou muito no esporte e nos estudos”, complementou.

Recuperando-se de lesão no ombro após a cirurgia realizada em novembro, a nadadora da Unisanta e campeã olímpica de Tóquio comentou sobre voltar às competições.

“Temos algumas datas, sim. Provavelmente em maio já estou na minha primeira competição, uma etapa de Copa do Mundo, no Egito. Estou muito feliz. E cada vez que tem uma data e a gente sabe que está próximo do retorno, é sempre muito empolgante para nós atletas”.

Top 10 mundial

Única brasileira que figura no TOP 10 FINA 2022 em prova individual no ranking de curta e longa, a nadadora da Unisanta Beatriz Dizotti ocupa a oitava colocação na prova dos 1.500m, com o tempo de 16:05.25, conquistado no Mundial de Budapeste, em 2022. Esse é o ranking na piscina longa. No ranking de piscina curta, ela também ocupa o oitavo lugar da prova de 1.500m, com o tempo de 15:48.82, conquistado no Mundial Cup, no Canadá, em 2022.

“Eu sempre me preocupei em fazer boas provas, bons tempos e essa conquista foi só uma consequência de tudo que eu vim treinando e vim construindo”.

A Unisanta tem o patrocínio da Copersucar e do Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, T-Grão, BTG Pactual, Alfa, XP, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.

Conheça os novos contratados da Unisanta:

Gabi Roncatto – Voltando à Unisanta, a nadadora já participou de duas olimpíadas, além de ser medalhista pan-americana e finalista mundial. Ela é a recordista brasileira absoluta dos 400m livre e foi uma das atletas mais eficientes em 2022.

Daynara de Paula – Recordista sul-americana, ela possui sete medalhas pan-americanas e está há 17 anos subindo no pódio brasileiro.

Maria Fernanda Costa “Mafe” – Participou no Mundial Júnior de 2019 e foi medalhista no sul-americano de categoria no mesmo ano, subindo ao pódio em todas as provas que disputou. Vice-campeã nos 200m borboleta, na Seletiva Olímpica.

Henrique Borges – Três vezes campeão brasileiro júnior e 15 vezes campeão paulista.

Tyara Fernandes – Campeã brasileira dos 200m costas 2021/2022 e campeã brasileira de verão nos 100m costas.

Marco Júnior – Campeão 4x100m livre PanPacs 2018, Prêmio Brasil Olímpico 2018, campeão brasileiro absoluto de 50m e 100m livre em 2019.

Sofia Rondel – Campeã e recordista sul-americana júnior nos 200m livre em 2019, participação no Mundial Júnior de 2019 e medalha de prata nos 200m livre no Campeonato Sul-Americano Absoluto, em 2021.

Gabriel Ogawa – Campeão brasileiro do Campeonato José Finkel na prova dos 400m medley em 2015, bronze nos 200m medley no Campeonato Maria Lenk em 2019 e integrante da Seleção Brasileira DOHA/2014.

Léo Guedes – Primeiro campeão Mundial Júnior do Brasil, participou do Mundial de Esportes Aquáticos (Melbourne/Austrália) e dos Jogos Pan-Americanos (Rio de Janeiro), ambos em 2007, nadando costas. Participou também do Mundial de esportes aquáticos (Roma/Itália), em 2009.

Foto: Ivan Storti