Na oportunidade,  foi lançada a Revista Law and Social Science – Segurança Pública. A redução da criminalidade na região foi um dos temas abordados.

O curso de Segurança Pública em EaD da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e o Instituto de Ciências Policiais da DEFENDA PM promoveram, nesta quinta-feira (12/9), o Encontro Nacional de Segurança Pública da Unisanta, no Auditório do Bloco E. Na oportunidade, estiveram presentes autoridades da área de Segurança Pública, policiais militares e docentes.

A Alta Direção da Unisanta deu as boas-vindas ao participantes durante a solenidade de abertura. Durante o evento, foi lançada a Revista Law and Social Science – Segurança Pública.

“Esses eventos trazem uma informação diferenciada. Hoje em dia a gente vê muita gente falando sobre Segurança Pública e não se consulta aqueles que eventualmente a tem, que são os policiais militares. Eventos como esse, que a Unisanta está fazendo junto com a Defenda PM, trazem um pouco de informação privilegiada, já que são pessoas que estão vivenciando o dia a dia, que aplicam na prática a Segurança Pública e transformam esse conhecimento em um domínio público a nível acadêmico”, afirmou o secretário executivo da Defenda PM, Cel. Ernesto Puglia Neto.

De acordo com a coordenadora do curso de Segurança Pública em EAD da Unisanta, Profa. Fabíola Adami, “a Unisanta apostou nessa área há quase dez anos devido a importância de se trazer esse tema para a sociedade civil e para que possamos evoluir juntos e compartilhar conhecimento. As Ciências Policiais são muito importantes e a consolidação desses estudos é uma das missões dessa área dento da Universidade”, disse.

Parcerias com a PM

O Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, falou sobre a importância das parcerias entre a Unisanta e a Polícia Militar, que permitem a atualização nos estudos dos policiais e de seus familiares.

“Temos um convênio com a Polícia Militar, não só para os policiais, como também para os seus filhos e familiares. Isso é importantíssimo, porque dá uma segurança, uma garantia, para que esses profissionais possam estudar, aperfeiçoar seus métodos e, acima de tudo, se capacitarem para que eles estejam preparados para enfrentar essa difícil e compensadora missão. A Universidade faz questão de celebrar esses convênios e estar mais próximo da Polícia Militar, para que a gente consiga evoluir e progredir, não só através dos estudos, mas na parte prática da ação também”.

O Cel PM Rogério Silva Pedro, comandante do Policiamento do Interior 6 também prestigiou o evento e falou sobre a importância de se discutir os temas Segurança Pública e Ciências Policiais dentro da Universidade.

Redução da criminalidade

“É muito importante esse envolvimento do meio científico da Universidade com a Policia Militar. Nós temos também o grupo da Polícia Militar, onde se vê o tempo todo a procura por esse conhecimento, além dessa importante parceria entre a Unisanta e a DEFENDA PM. Não é à toa que a Polícia Militar do estado de São Paulo têm conseguido resultados cada vez melhores. É muito trabalho e muito estudo também. Por exemplo, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira estão em um momento muito bom, usando a tecnologia, a base cientifica e, principalmente, o esforço dos policiais. Estamos com o menor indicador de homicídio, latrocínios e furtos de veículos da história. Os roubos com armas, com situações mais traumáticas, também estão com os menores indicadores em 10 anos”, afirmou o comandante.

O secretário adjunto de Segurança Urbana de São Paulo, Celso Aparecido Monari foi o responsável pela palestra de abertura. Na sequência foi realizada a conferência A construção das Ciências Policiais como ciência do Brasil. Entre os conferencistas estiveram: o Tenente Coronel PMESP Jacintho Del Vecchio Jr. e o secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, Paulo Roberto Costa e Silva.

Também participaram do evento a reitora e a presidente da Unisanta, Profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado e Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira, o diretor de Marketing, Prof. Me. Marcus Teixeira Penteado, o presidente da DEFENDA PM, o Cel. Fábio Rogério Cândido, o Ten. Cel. Menemilton Soares de Souza, do Instituto de Ciências Policiais da DEFENDA PM e o Capitão Rodrigo Garcia Vilardi, da DEFENDA PM, entre outras autoridades.