Mais uma vez a Unisanta avança em termos de inovação e pesquisa. A atividade integra as ações do projeto Campus Conectado. A plataforma possui ferramentas de reconhecimento Facial, IOT (Internet das Coisas), Machine Learning, Computação na Nuvem e Big Data.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) ampliou o acesso à tecnologia de ponta, disponibilizando aos alunos e docentes um novo ambiente de aprendizagem com ferramentas na área de Computação Cognitiva (Inteligência Artificial), forma em que o computador tenta simular o raciocínio humano.

Nesta segunda (7/10) foi firmada mais uma parceria entre a Unisanta e a IBM, que permitirá a utilização da plataforma Watson, além de Cloud Computing, no InovFabLab, laboratório de Inovação Tecnológica da instituição, na presença da executiva de Programa Globais para a Universidade da IBM na América Latina, Alcely Strutz Barroso.

A comunidade ceciliana poderá acessar este novo ambiente dentro da instituição e remotamente, no Portal Watson, no IBM Cloud e ainda  acessar dicas. A plataforma possui ferramentas de reconhecimento Facial, IOT (Internet das Coisas), Machine Learning, Computação na Nuvem e Big Data.

“Nessa parceria com a Unisanta estamos trazendo todas as ferramentas de um programa chamado Iniciativas Acadêmicas da IBM, que oferece conteúdo e tecnologia para alunos e professores. É uma forma de aproximar a empresa do estudantes e trazer a tecnologia para que eles resolvam problemas reais na sala de aula e laboratórios e possam ter acesso à Inteligência Artificial, Blockchain, Ciência de Dados e uma série de tecnologias que estão no mercado”, explica a executiva.

Ainda de acordo com Alcely, essas tecnologias estão muito presentes no mercado de trabalho. “A estimativa é que 100% das profissões sejam impactadas com Inteligência Artificial, por exemplo. Nossas pesquisas mostram que, além da tecnologia, as habilidades socioemocionais são importantíssimas. Essa combinação faz o profissional ter sucesso na carreira que ele escolher”, afirma.

Primeira do País em Inovação

A reitora da Unisanta, Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado,  também falou sobre a importância da parceria e lembrou que a Universidade está entre em 9º lugar entre as melhores universidades particulares do País, em Inovação, segundo o Ranking Universitário da Folha de S. Paulo 2019. A instituição também manteve sua posição de primeira da Baixada Santista no índice Geral.

“A Unisanta já tinha diversas ferramentas da IBM na área de ensino e da pesquisa, além de extensão de serviços. Esta plataforma está acessível remotamente a todos os professores, alunos e funcionários da instituição e faz com que as pesquisas possam ter uma agilidade maior dentro da área de Inteligência Artificial. Queremos que cada vez mais os alunos possam dispor de ferramentas e melhorar os seus projetos”, disse a reitora.

O gerente de Tecnologia da Informação da Unisanta, Thiago Dourado, explica que a nova plataforma poderá auxiliar o usuário em projetos desde reconhecimento de padrões de imagens com aplicação no diagnóstico médico, reconhecimento facial, de padrões dentro de um texto ou documento e acesso a dispositivos remotos via internet, entre outros.

“É um set de ferramentas muito maduro que irá propiciar um ambiente de pesquisa e aprendizado moderno e efetivo que o mercado está procurando. Todas os cursos poderão se beneficiar com essas ferramenta. É o que tem de mais moderno e atrativo e fácil de ser usado entre as plataformas de Inteligência Artificial”, disse o gerente.