Durante os 16 dias em que a equipe ficou no local, os rondonistas, como são chamados, realizaram 37 oficinas, sobre capacitações em Informática, Geração de Renda, Saneamento Básico e Esgotamento Sanitário, Tratamento de Água, entre outros.

por Julia Mayorca, estágio acadêmico

Durante o mês de julho, uma equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta) esteve em Brasiléia, município do estado do Acre, participando do Projeto Rondon “Vale do Acre”. Com o intuito de trazer a inclusão social para os moradores, a equipe ministrou cursos e oficinas abertas à comunidade.

O município, que fica a 234 km da capital do estado, tem 21.400 habitantes e, ao longo dos últimos cinco anos, já passou por três enchentes que marcaram a história do local. Hoje, Brasiléia tem uma taxa de pobreza objetiva de 32%.

“Foi muito gratificante ter participado da Operação Vale do Acre do Projeto Rondon, pois este estado tão isolado do Brasil precisa muito de atenção. A população do município de Brasiléia, onde atuamos, por exemplo, sofre periodicamente com as grandes enchentes do rio Acre, onde 70% da cidade costuma ficar sob o nível da água por semanas ”, disse o coordenador do Projeto Rondon na Unisanta, Prof. Daniel Siquieroli.

A equipe foi composta pelo Prof. Daniel Siquieroli e a Profa. Maria Fernanda Barretto Penteado Pedroso, e os alunos:  Caio Eluf (Engenharia Mecânica), Carmem Bianca Mecena do Espirito Santo (Farmácia), Josiane Ferreira de Souza (Educação Física), Julia Paula Augusto (Odontologia), Laura Santana de Freitas Stein (Direito), Lorena Tavares Ramalho (Farmácia), Luciano Mazzuca da Gama (Engenharia Química), e Vitor Russo da Cunha Fernandes (Engenharia Química).

Unisanta no Projeto Rondon

Desde 2005, a Universidade Santa Cecília participa do Projeto Rondon. Nesses 14 anos, 280 alunos e docentes já participaram e ministraram mais de 600 cursos. Em Brasiléia, em torno de 2.000 pessoas foram atendidas pela equipe da Unisanta, além de 908 certificados, que foram entregues aos moradores que participaram dos cursos. Ao longo das 26 operações já realizadas com a Universidade, mais de 37.000 pessoas receberam atendimento e foram entregues 22.700 certificados.