A manhã de domingo estava fria e até com uma aparência triste, mas o grupo dos 26 inscritos no Passeio de Confraternização ao Parque Ecológico de Perequê, em Cubatão, não desanimou. Além de se aventurarem pela trilha ecológica, todos puderam conhecer melhor a história de Cubatão. A confraternização, que integra o Programa Qualidade de Vida, coordenado pelo assessor da Presidência da UNISANTA, Marcus Teixeira Penteado, tem como principal objetivo beneficiar os funcionários e professores, proporcionando meios para estarem preparados físico, mental e emocionalmente. O passeio surpreendeu a todos que não conheciam a cidade.
Além da trilha que estava prevista, todos aprenderam um pouquinho de história. O caminho que a turma, formada por funcionários da UNISANTA, colaboradores e suas famílias, percorreu, até o parque, foi um aprendizado sobre as mudanças da cidade. O coordenador do projeto Cubatão Muito Prazer, Maurício Campina, responsável pela equipe da Secretaria de Turismo, que acompanhou todo o passeio, contou cada detalhe histórico dos lugares por onde os visitantes passavam, como a reestruturação da Vila Socó, que ficou conhecida pela tragédia de 1984, devido a um incêndio que matou centenas de pessoas. Ao passar pelos pontos turísticos mais importantes como: a antiga estação de trem, que hoje abriga um centro cultural, o Parque das Anelinas, o centro comercial, a Biblioteca Municipal, que abriga o arquivo histórico, a Igreja Nossa Senhora da Lapa e o Rio Cubatão, todos conheceram um pouquinho das particularidades de cada local.
O início da trilha ecológica foi marcado pela Bica do Sorriso, onde, após 30 minutos de caminhada, encontra-se a margem do Rio Perequê. E quando o passeio ia esquentar na travessia do rio, a chuva tentou esfriar a turma e impediu que fosse dada continuidade ao percurso. No entanto, nem a turma da UNISANTA, nem a equipe da secretaria desanimaram. Partiram para um passeio ainda mais inesperado, que alegrou a todos e principalmente as crianças. Sem perder nenhum atrativo do local, o trajeto até o Parque Cotia Pará foi mais uma aula de história. Todos conheceram a Refinaria de Presidente Bernardes de Cubatão, que foi a primeira refinaria de petróleo do país e a Vila Fabril, construída para abrigar os funcionários. Para o professor de Biologia, Daniel Villas Boas, o mau tempo beneficiou. “Acabamos conhecendo outras rotas, o que foi muito proveitoso”.
Logo na chegada ao Cotia Pará, as crianças se divertiram com os animais da minifazenda. Para a filha do funcionário Paulo Roberto de Souza, Raquel Lima de Souza, que já conhecia o parque Cotia, “a novidade foi a trilha do outro passeio, mas gostei de tudo. Dos animais, das plantas, mas principalmente das pedras da trilha”. Para sua mãe, Elsa Lima Souza, a chuva estragou um pouco, “mas foi muito gostoso pelo conhecimento. Foi uma atividade diferenciada para as crianças”. O grupo que se dividiu na entrada do parque conheceu separadamente a subida até o Cristo Redentor e o Minizôo. Para finalizar o passeio, todos se reencontraram no Centro de Educação Ambiental onde puderam apreciar árvores como pau-brasil, imbaúba, entre outras espécies. Após conhecer melhor Cubatão, os visitantes demonstraram muito interesse pela recuperação da cidade. E antes de se despedirem dos guias, aconteceu um bate- papo, que também não estava previsto, sobre como a prefeitura e as indústrias estão agindo para que tantas mudanças continuem ocorrendo. A mãe do professor Daniel, Silvia Villas Boas, se interessou muito pela recuperação. “Foi uma boa oportunidade de conhecer uma outra cara de Cubatão, uma outra visão do que conhecíamos pelo que as pessoas falavam”.
O resultado do passeio foi muito positivo, principalmente para o coordenador Campina, que tinha como maior interesse reforçar a imagem de melhoria ambiental de Cubatão. “O principal objetivo do projeto é formar multiplicadores. Divulgar a cidade para um grupo como este da UNISANTA só trará benefícios para Cubatão”.