Turmas dos cursos híbridos organizaram gravação de podcast com o tema Empreendedorismo

109

Na última quinta-feira (05/10), as turmas dos cursos híbridos (Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais) organizaram, promoveram e protagonizaram a gravação de um podcast / videocast com o tema Empreendedorismo.

Para isso, convidaram duas empreendedoras da região para contar um pouco sobre os desafios de estarem à frente de seus próprios negócios. Entre tantas perguntas, foram abordados os seguintes temas: empreendedorismo por oportunidade e necessidade, como foi o início do processo, o ponto de virada do negócio, aposta no sucesso, legislação e impostos no Brasil, gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento e como lidar e trabalhar com as redes sociais.

As empreendedoras Carina Souza, dona das lojas Pintando o Sete (roupas infantis) e Club Plus Size (roupas femininas) em São Vicente, e Izabel Luz, proprietária da Bolaria Luz (loja de doces e salgados) em Praia Grande, estenderam a conversa para todos os alunos da turma que as esperavam com um delicioso coffee break na sala de aula, onde puderam estreitar relações no chamado network e perguntar diretamente a elas tudo o que gostariam de saber sobre o universo empreendedor.

O evento foi todo gravado, transmitido via rede social e pode ser visto simultaneamente por todos os alunos na sala de aula. Posteriormente, a proposta é disponibilizar a gravação para EAD, a fim de que seja ofertada aos alunos na plataforma AVA, como mais um conteúdo e, desta vez, protagonizado pelos alunos para seus colegas.

Ressaltamos que a ação é parte do Projeto Integrador II, realizado pelas turmaspresencialmente, já que o curso é híbrido e os alunos têm aula presencial uma vez por semana com a professora mestra Karla Vaz Siqueira Cañete, que propôs a realização do projeto.

Como parte do desenvolvimento do Projeto Integrador, por meio da atividade, os alunos estão exercendo habilidades de liderança, gestão de processos, gestão do tempo, comunicação, marketing, finanças, trabalho em equipe e relacionamento com o mercado.

Para colocar em prática todas estas habilidades, a proposta foi criar um evento convidandopessoas de renome e interesse profissional para as turmas, realizando esta aproximação entre os alunos e o mercado de trabalho na região; a partir disso, os alunos criaram nas aulas todas as estratégias para o evento, desde a escolha dos nomes dos convidados, o convite aos palestrantes, um briefing do projeto, uma pauta de discussão, elaboração de questões, roteiro de trabalho, levantamento de necessidades de equipamento, brindes, insumos, busca por patrocínio, divulgação, criação da identidade do evento com nome, logotipo, gestão de conteúdo e pesquisa de satisfação. Todos estes aspectos são discutidos em aula com propostas que utilizam a ferramenta Design Thinking, pensando na ideação, prototipação, aprovação em grupos, etc. Foram utilizados conceitos de Gestão de Projetos, Gestão de Processos, Inovação e Criatividade. As aulas são baseadas nas Metodologias Ativas em que os alunos são protagonistas do seu próprio desenvolvimento e a mentoria fica a cargo da professora, direcionando os pontos a serem ajustados e fazendo provocações pertinentes, impulsionando o pensamento crítico e criativo voltado para a ação.

E o envolvimento continua, pois os alunos já estão pensando na gravação do próximo podcast em 19/10 e da última atividade do ano, mais uma palestra no Consistório da Universidade em 09/11.