Os funcionários fizeram curso de três dias no Laboratório de Operações Unitárias e ficaram satisfeitos com o que aprenderam. O Laboratório fornece equipamentos didáticos para faculdades de engenharia públicas e particulares.

Mais uma vez a Transpetro, subsidiária da Petrobras, enviou funcionários para curso de reciclagem no Laboratório de Operações Unitárias de Engenharia Química e de Engenharia de Petróleo da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Mais de 20 turmas dessa empresa já tiveram aulas nessa unidade, e sempre com elogios aos que aprendem: visualizam as principais operações industriais, reproduzidas fielmente por módulos didáticos em dimensões reduzidas em relação às reais.

O engenheiro mecânico Marcel Antonio Lopes Pereira foi um desses alunos. Ele disse que nem na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, onde se formou em 2012, havia visto um laboratório específico como o da Unisanta.

“Nas faculdades vemos mais teoria. Tivemos aqui a possibilidade de visualizar operações em nossa área de conhecimento”, disse. Entre as dezenas de equipamentos, ele se interessou mais pela Bancada de Experimentos de Petróleo, que mostra desde a extração ao refino. Lopes Pereira ingressou na Transpetro como técnico de operação e, uma vez formado, aguarda concurso para engenheiro.

A Bancada de Petróleo também interessou bastante os técnicos Cláudio Falcão e Antonio Rodrigues do Prado. “Algumas operações não são de nossa área, como transportadores de grãos e mineroduto, mas foi uma ótima oportunidade de aprender sobre operações industriais”, acrescentou Prado. Os três opinaram que cursos como esse deveriam ser freqüentados logo que os funcionários entram em uma indústria.

As aulas começaram na terça-feira (13/5) e terminaram nesta quinta (14), ministradas pelo dr. e prof. Deovaldo de Moraes Júnior. Ele explicou que outras empresas têm enviado funcionários para cursos de reciclagem, e as avaliações desses alunos são sempre muito positivas.

Unisanta, referência em engenharia

O Laboratório de Operações Unitárias tem recebido elogios de professores de diversas universidades públicas e particulares. Os cursos de Engenharia Química e de Petróleo da Unisanta são referência nos meios acadêmicos do País. A Unisanta já produziu mais de 150 módulos educativos de engenharia para outras instituições e centros de ensino. Entre elas estão o Instituto Militar de Engenharia (IME), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Minas Gerais (UFM), do Paraná e Maranhão, a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), entre outras.

O Laboratório da Unisanta leva o nome do químico Oswaldo Bonfanti, que idealizou os primeiros módulos. O curso de Engenharia Química da Unisanta é coordenado pelo prof. Luís Renato Bastos Lia.