Trailer da Unisanta será reformado pelo Rotary Club Santos-Porto

A unidade móvel percorre diversos bairros para realizar exames preventivos de câncer bucal.  Reformas estarão prontas no final do mês.

Especialmente adaptado para realizar exames preventivos de câncer bucal, o trailer da Faculdade de Odontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) será revitalizado pelo Rotary Club de Santos-Porto, com equipamentos de ponta. Desde 2003, a unidade móvel fornecida pelo clube de servir é utilizada pelos alunos e docentes da Unisanta. No local são atendidas gratuitamente cerca de 300 pessoas por campanha, sendo diagnosticados, no mínimo, um caso de câncer bucal por ação.

“É um equipamento mais moderno, que vai atender às pessoas nas programações da Unisanta, com mais conforto. As campanhas promovidas pela Universidade são excelentes, envolvem a comunidade, o corpo docente e discente e fazem um movimento de energia que agrega muito. É a universidade chegando no povo”, afirmou a presidente do Rotary Club Santos Porto, Sylvia Storte.

De acordo com a coordenadora da Faculdade de Odontologia, Profa. Rosângela Aló Maluza Florez, as atualizações no trailer permitirão que mais pessoas sejam atendidas no local. “Essas mudanças vêm sempre para somar. O trailer será totalmente remodelado e diferenciado, com equipamentos novos, com os quais pretendemos atender muito mais a comunidade”.

Atendimento em campanha gratuita na unidade móvel.

Exames – No trailer, os acadêmicos realizam exames e, se houver constatação de anomalias, entre as quais lesões precursoras do câncer, os pacientes são submetidos a outras análises e encaminhados à Clínica da Odontologia da Unisanta para passarem por uma biópsia. Caso seja detectado o câncer bucal, o paciente é encaminhado para tratamento na rede pública.

Esse trabalho também é desenvolvido pela Faculdade, fora do trailer. “Qualquer pessoa que tenha suspeita de lesão pode procurar a Clínica da Universidade, às quartas-feiras, às 15h”, explica a coordenadora.

Além da prevenção do câncer bucal, o trabalho na unidade móvel envolve também a prestação de serviços odontológicos fundamentais e orientação sobre escovação. Durante as campanhas, os estudantes trabalham em sistema de rodízio, sempre orientados por professores da cadeira de Estomatologia, como parte das atividades de Clínica Integrada.

Alta direção da Unisanta, direção e alunos da Faculdade de Odontologia e a presidente do Rotary durante reunião sobre o trailer.

Prática – “Na aula temos a teoria. Agora, ver a lesão, saber identificar e diagnosticar, só na prática para aprendermos. Quem nunca viu ou teve contato, quando ver não vai saber identificar (a lesão). Quem está participando dessa campanha e acompanhando todo o processo na disciplina de Estomatologia, vai saber fazer um diagnóstico e indicar o tratamento correto”, explica o aluno do 4º ano de Odontologia, Fábio Augusto Quero dos Santos.

O estudante Lázaro Felipe Larsen Capella aplicou os ensinamentos adquiridos em sala de aula no diagnóstico de uma senhora que participou de ação realizada pela instituição.

“Em maio do ano passado, atendi uma senhorinha que estava muito preocupada. Quando fizemos a triagem, avaliamos uma lesão na língua dela, suspeita de ser carcinoma. Ela foi encaminhada para a Faculdade, onde fizemos a biópsia e deu o resultado de câncer bucal. Conversamos com a filha dela e a encaminhamos para um especialista, disse o acadêmico.

Lázaro faz um alerta: “Muita gente não se importa com a boca em geral. Não liga em perder um dente, mas pode perder a vida sem saber o que está acontecendo”.

O governador do Distrito 4220, Hiroshi Shimuta, é recepcionado pela direção da Unisanta no trailer adaptado.

Reconhecimento – Em visita oficial realizada em novembro do ano passado, o governador do Distrito 4420 do Rotary, Hiroshi Shimuta e Suma, esteve na Unisanta, onde conheceu a unidade móvel e elogiou o trabalho gratuito realizado pela Faculdade de Odontologia.

Responsabilidade Social – A Unisanta realizou em apenas um ano mais de 2 milhões e 700 mil atendimentos gratuitos em prol da comunidade, totalizando 131.918 horas de dedicação de professores, diretores, coordenadores e funcionários em projetos sociais. Na Clínica de Odontologia da Unisanta foram realizados cerca de 40 mil atendimentos anuais, nas áreas: Odontopediatria; Dentística; Endodontia; Periodontia; Estomatologia; Prótese; Cirurgia; Atendimento a crianças com necessidades especiais; Ortodontia Preventiva; Clínica de Bebês; Desordem Temporomandibular.