O jornalista e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marcus Vinicius Batista, lança na próxima terça-feira, dia 14 de abril, a partir das 19 horas, seu primeiro livro de crônicas, “Quando os Mudos Conversam”. O lançamento acontece no Espaço Cultural Unisanta, no térreo do bloco M, na rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão, em Santos.

O livro “Quando os mudos conversam”, com 225 páginas, é a reunião de 80 crônicas, escolhidas a partir de cerca de 500 textos produzidos nos últimos sete anos. “Sempre escrevi crônicas. No início, de forma esparsa. A partir de 2007, como combustível de liberdade.”

Editado pela Realejo Livros, o livro nasceu de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding).

Segundo Marcus Vinicius Batista, o livro é a tentativa de desenhar histórias que podem nos servir de espelho, de como todos, anônimos ou não, temos uma vida a ser compartilhada. “O livro “Quando os mudos conversam” é acima de tudo um pedaço de mim mesmo. É a radiografia de caminhos, meus e de outras pessoas, que inevitavelmente me transformaram no escritor que sou hoje, diferente do que serei na próxima crônica a ser escrita.”

Em três partes – O livro é dividido em três partes. A primeira, intitulada EU, abriga textos que têm relação direta com experiências minhas, sempre consciente de que a crônica é o retrato do microcosmo, do detalhe do dia a dia.

A segunda parte, TU, traz histórias de personagens comuns, gente que pouco ou nunca aparece num meio de comunicação, mas que possui histórias únicas, singelas e sensíveis. A terceira parte do livro, ELES, reúne crônicas de situações cotidianas mais amplas, olhares sobre comportamentos urbanos, com os quais todos nós podemos nos identificar.

O autor – Marcus Vinicius Batista tem 40 anos e é jornalista há 21. Trabalhou em afiliadas das redes Record, Manchete e Globo, além do jornal Folha de S.Paulo. Hoje, é colunista do jornal Boqnews, escreve para revistas e para sites como Jornalirismo e Cinezen Cultural.

Ele também dá aulas em cursos de Comunicação há 12 anos, na Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Universidade Católica de Santos (Unisantos). Formou-se também em História e é Mestre em Educação.

Serviço: 14 de abril (terça-feira) – a partir das 19 horas.

Espaço Cultural Unisanta – rua Oswaldo Cruz, 277 – Boqueirão/Santos

Preço de capa: R$ 35,00