A Unisanta integra o Comitê Científico da Rete desde 2013.

O Presidente da RETE – Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, Sr. Emílio Brògueira Dias, está em visita ao Brasil, para participar da Feira Intermodal South America, que ocorre entre 07 e 09 de abril, em São Paulo.

Além de suas atuais funções na RETE, ele também ocupa a Presidência da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, em Portugal.

Na Intermodal, ele terá encontro com o Presidente da CODESP, Sr. Angelino Caputo e Oliveira e  com Ministro dos Portos, Sr. Edinho Araújo.

A RETE é uma associação internacional, sem fins lucrativos, que congrega universidades, autoridades portuárias, administrações públicas e pesquisadores que estudam a relação porto-cidade.

Desde 2013, a UNISANTA – Universidade Santa Cecília é associada à RETE, através de seu Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais – NEPOMT, também  integrando seu Comitê Científico, responsável pela publicação das revistas Portus e PortusPlus, e pelo Projeto Indutores e Tendências de Mudanças nas Cidades Portuárias.

A UNISANTA também sedia, por meio do NEPOMT, núcleo avançado da RETE no Brasil, pelo qual fomenta e desenvolve pesquisas no âmbito da relação porto-cidade, incluindo a colaboração no desenvolvimento de curso de pós-graduação internacional sobre o tema.

Dentre as pesquisas em andamento no Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-UNISANTA, merecem destaque temas como: transporte hidroviário de cargas e passageiros; acessibilidade ferroviária ao Porto de Santos; análise da matriz energética com Porto de Santos; e terminal de cruzeiros marítimos, entre outros. As pesquisas sobre transporte hidroviário de cargas e passageiros foram selecionadas para Comunicação Técnica no 20º Congresso Brasileiro de Transportes Públicos da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, que ocorrerá em Santos, entre 23 e 25 de junho de 2015.