De maneira a celebrar as datas festivas que serão comemoradas neste 2022, tais como os 100 anos da Semana de 22 e os 200 da Independência do Brasil, o TEP, Teatro Experimental de Pesquisas da Unisanta, dará início à sua nova montagem: “O Homem que Sonhava Pernas, Passos e Canções”, para a qual convida à audição em que apresentará o projeto, atores e não atores, músicos, cantores e demais interessados em fazer parte do trabalho.

A audição, que tem como pré-requisito para participação a necessidade de vacinação atualizada e disponibilidade para o desenvolvimento dos trabalhos aos sábados, acontecerá no próximo dia 19 de fevereiro, às 10 horas, na Unisanta, onde o grupo tem seu espaço produtivo: Rua Osvaldo Cruz, 367 – sala D52.

“O Homem que Sonhava Pernas, Passos e Canções” se propõe a observar a história do Brasil, tema central do espetáculo, narrada a partir da lírica dos nossos poetas, representando respectivamente vários períodos do desenvolvimento do nosso processo civilizatório, indo dos tempos pré-cabralinos aos dias de hoje. Dessa forma, encontraremos “costuras” bastante interessantes, indo da carta de Pero Vaz de Caminha aos versos tropicalistas de Torquato Neto, passando por Padre Antonio Vieira, Gregório de Matos, Bárbara Eliodora, Castro Alves (literatura do período colonial), pinçando de cada época seus representantes, até chegarmos à República e aos dias atuais, com Lima Barreto, Rui Barbosa (período republicano), por exemplo.

Do século XX e XXI, despontam os modernistas, entre eles estão Patrícia Galvão, Cecília Meireles e Ariano Suassuna, dando passagem à lírica contemporânea de Ana Cristina Cerqueira Cesar, Eliza Lucinda e Conceição Evaristo. Ainda poderemos encontrar referências da nossa região através de Afonso Schmidt, Martins Fontes, Alzira Rufino e Jair Freitas.

A colagem está sendo desenvolvida por Gilson de Melo Barros, diretor do grupo, cuja montagem já conta com algumas adesões confirmadas, como Julinho Bittencourt e Zeca Sampaio, especialmente convidados para o desenvolvimento das ações musicais do espetáculo; Arlaine Gomes para preparação corporal e Flavio Viegas Amoreira como consultor para assuntos dramatúrgicos.