A campanha de vacinação contra a gripe comum e a gripe A (H1N1) dos colaboradores e professores do Complexo Educacional Santa Cecília, de todas as idades, começou nesta terça-feira (9;6) e se prolongará até 11 de junho, quinta-feira. A vacinação será realizada no Ambulatório Médico.
Este projeto faz parte do Programa de Qualidade de Vida, no qual a Universidade Santa Cecília (Unisanta) contribui na prevenção da doença, que é contagiosa e potencialmente grave, mas que pode ser combatida com a vacina.
A vacina é gratuita. É necessário levar ao Ambulatório Médico RG e a carteirinha de vacinação. O medicamento é contra-indicado a quem tem alergia a ovo.
Ela é composta por uma dose de 0,5 ml e leva cerca de duas semanas para fazer efeito e a proteção dura, em média, um ano. Conforme dados da Secretaria de Saúde de Santos, a vacina diminui o risco de contrair gripe em 90% dos casos, o que representa um investimento preventivo na saúde e contribui para a melhoria da qualidade de vida.
A vacina não causa gripe. Os efeitos são incomuns e quando ocorrem são brandos, como, por exemplo, dor no local da aplicação. Ou seja, de acordo com os especialistas, nada que impeça a pessoa vacinada de desempenhar suas atividades normais.