Os candidatos à Prefeitura de Guarujá, em segundo turno das eleições, vão debater propostas de governo, ao vivo, no debate proposto pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), na próxima segunda-feira (22), a partir das 22h. O encontro, faltando seis dias para a eleição, será transmitido pela Santa Cecília TV e Santaportal e terá caráter decisivo para que os eleitores definam seu voto.

As regras do debate foram definidas e aceitas pelas assessorias dos candidatos Farid Madi (PDT) e Maria Antonieta de Brito (PMDB), nesta quarta-feira pela manhã. Assim como os encontros realizados com vistas ao primeiro turno, não só com os candidatos de Guarujá, mas também com os então concorrentes de Santos (dois debates), São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Mongaguá, o encontro terá quatro blocos, porém com novidades no regulamento.

Perguntas – O primeiro bloco será dividido em dois momentos: as apresentações iniciais e a formulação de perguntas a partir da participação dos internautas no Santaportal, sobre temas variados. Cada candidato terá o tempo de 1’30” para fazer sua apresentação inicial. A ordem da fala será sorteada publicamente e ao vivo, no início do bloco.

Com base na participação dos internautas, a produção do debate formulará oito questões. A ordem das respostas será definida num único sorteio, a ser realizado após o encerramento das considerações iniciais. Cada candidato responderá quatro questões, intercalando-se entre si nas respostas, com tempo de 2′ para cada uma delas.

Participação docente – O segundo bloco contará com questões elaboradas e pronunciadas ao vivo por quatro professores da Unisanta, especialmente convidados, cujas perguntas serão respondidas pelos dois candidatos, intercalando-se entre si. Um único sorteio, no início do bloco, definirá a ordem de respostas.

Já no terceiro bloco, haverá perguntas e respostas entre os candidatos. Cada um perguntará e responderá três vezes, alternadamente. Haverá 30″ para a pergunta; 2′ para a resposta; 1′ para réplica; e 30″ para tréplica.

Finalmente, o quarto bloco será dedicado às considerações finais dos candidatos, na ordem inversa das apresentações iniciais, com tempo de 3’30” cada.

Mediação – A mediação estará novamente a cargo do apresentador Irineu Alves. Eventuais ofensas pessoais ou mesmo intervenções fora do tempo de fala de cada candidato poderão provocar, mediante requerimento verbal a ser manifestado pelo candidato interessado, tão logo o oponente termine de falar, direito de resposta dentro do tempo do debate, que variarão de 30″ a 1′. Essa análise e deliberação caberá ao cientista jurídico definido pela Santa Cecília TV, em decisão irrecorrível, cujo tempo concedido será descontado do candidato ofensor no último bloco.

Dentro do estúdio da emissora somente poderão adentrar os candidatos a prefeito, vice-prefeito e dois assessores. A previsão do debate é de uma hora e meia de duração.

Fonte:  www.santaportal.com.br