Texto: Santa portal

O secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, anunciou, durante o “I Seminário Universitário Santa Cecília TV – Unisanta”, que começou nesta segunda-feira (1º), um edital de chamamento público para estudos de uma terceira pista rodoviária do Planalto para a Baixada Santista, a ser publicado nos próximos dias.

Durante o seminário, com o tema “Os Desafios e oportunidades de interligação dos modais logísticos para a cidade de Santos e o Porto”, o secretário anunciou o chamamento público para a realização de estudos para viabilizar a terceira pista, que funcionaria paralelamente à via Anchieta e Imigrantes, sentido Baixada Santista, em direção ao Porto.

“Estamos lançando um edital de chamamento público para estudos para uma terceira pista descendo do Planalto para a Baixada, com olhos para a Margem Esquerda do Porto. O governador João Doria autorizou, e nas próximas semanas haverá chamamento público para apresentação de projetos dessa natureza, para que nos ajudem a entender melhor a questão da solução da descida de contêineres para o Porto de Santos. A gente escuta que há problemas na serra, mas a engenharia está aí para resolver esses problemas. É muito relevante que isso seja discutido”, disse.

Durante o seminário, João Octaviano Machado Neto também abordou questões de gargalos da mobilidade urbana, considerando as ligações rodoviárias e ferroviárias que ligam ao Porto de Santos.

Participaram também do seminário o Diretor de Assuntos Portuários do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Casemiro Tércio de Carvalho, o coordenador do curso de Engenharia da Unisanta, Áureo Figueiredo, e o vice-presidente da Atlética de Engenharia da Unisanta, Rafael Souza.

Casemiro Tércio comentou a respeito da integração de modais e dos benefícios desta ação para o Porto de Santos. Para ele, é importante tratar como uma fábrica a linha de fluxo entre os modais, sendo o fluxo de transbordo entre os três modais existentes no Porto de Santos e a logística, além de balança comercial alinhada com canal, berço, armazenagem e acessos terrestres. “Essas relações se encontram e o canal passa a ser um ativo valioso em qualquer porto, em Santos mais ainda, porque o canal é estreito, sinuoso”.

Ele ainda falou sobre a economia portuária, capaz de atingir todos os setores da Baixada Santista, principalmente durante o momento de pandemia, que afetou diretamente a arrecadação de ISS. “A economia portuária é a base da economia da região, o Porto é a joia da coroa, é a atividade mais importante e vai repercutir no Planalto. Fico feliz com as considerações do secretário sobre a terceira pista, é muito mais importante que a ponte, porque ela vai destravar um gargalo importante que é o contêiner no rodoviário. Isso irá otimizar o transporte”.

I Seminário Universitário Santa Cecília TV – Unisanta – A proposta do I Seminário é discutir o momento do País sob o olhar dos jovens universitários, focado nas diversas áreas do conhecimento, trazendo grandes nomes para debater as perspectivas e desafios enfrentados em cada segmento: Administração, Economia, Saúde, Direito, Comunicação, entre outros.

O evento será em formato de webinário e a cada dia um encontro de uma área, identificado por um curso da Unisanta. Os participantes foram escolhidos pelos Diretórios Acadêmicos e Atléticas de cada curso que estão na organização do evento e trazem engajamento para o debate.

Para esse evento, teremos a participação dos seguintes cursos da Universidade, representados por seus Diretórios Acadêmicos: Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Comunicação; Direito; Ed. Física; Engenharia; Fisioterapia; Odontologia; Sistemas de Informação; Psicologia.

O seminário é transmitido pelas redes sociais do Santaportal e ocorre até o dia 17 de março (quarta-feira) de forma on-line, pelo YouTube.

Confira aqui a programação completa!