Margareth Cabral

Margareth Cabral, formada em Engenharia da Computação pela Unisanta, hoje é destaque como scrum master na multinacional IBM, empresa na qual ingressou, ainda como estagiária, em 2013.

O que é a IBM?

Fundada em 1911 e presente em mais de 175 países, a International Business Machines Corporation (IBM) segue, década após década, como uma das maiores referências mundiais do setor, atuando em áreas como consultoria, infraestrutura, computação em nuvem, fabricação e comercialização de software e hardware, entre outras.

O que ela faz nessa função?

Margareth exerce um papel de liderança na gestão de projetos, na função conhecida como scrum master, com as chamadas metodologias ágeis, o que inclui, entre outras responsabilidades, acompanhar e facilitar o desenvolvimento das tarefas das equipes com as quais trabalha.

“Desde a minha contratação, trabalho no mesmo projeto, já tendo assumido anteriormente funções como analista de testes e analista de requisitos. A partir de 2020, as demandas cresceram, e surgiu a oportunidade de atuar na área de gestão de projetos, o que me levou a iniciar um treinamento interno em metodologia ágil e obter a certificação Professional Scrum Master (PSM)”, esclarece a ex-aluna.

Atualmente ela colabora com dois times formados por profissionais de várias partes do Brasil: “Meu trabalho vai além de liderar e gerenciar as equipes utilizando as técnicas do scrum, já que meu conhecimento profundo do sistema e do negócio desse cliente faz com que eu esteja constantemente ministrando treinamentos e oferecendo suporte aos colaboradores mais novos”.

Quais foram as mudanças na carreia?

Foi justamente a mudança de função que reservou à Margareth, no ano de 2020, aquele que entende ter sido o maior desafio profissional enfrentado em sua carreira até agora: a transição da área técnica para a área de gestão. “Me deparei com situações que me tiraram da zona de conforto e que não dependiam exclusivamente de mim e do meu trabalho, passando a lidar diretamente com nosso cliente, o que aconteceu quando os encontros presenciais já não eram mais possíveis.”

“As reuniões com o time, sempre tão dinâmicas e interativas, passaram a ser feitas de forma remota, e isso era novo para todo mundo. Foi um processo de grande crescimento para a minha vida profissional”, destaca a engenheira.

Ela ressalta que, entre os principais valores que admira na IBM, estão a ética e o respeito ao cliente. “A IBM estimula o profissional a ser honesto em suas relações junto ao cliente, além de praticar uma concorrência limpa, e tudo isso se alinha à constante busca por inovação e foco no sucesso do cliente”, revela.

Como foi sua jornada dentro da universidade?

Sobre o seu período como aluna da Universidade Santa Cecília, Margareth diz cada disciplina contribuiu para que conseguisse desempenhar bem o seu trabalho na IBM. “Trabalhar com tecnologia requer pensamento lógico e curiosidade, vontade de aprender como funcionam as coisas e entender os processos envolvidos, e a Engenharia como um todo já nos estimula a ser assim. Porém, o último ano do curso me deu a bagagem necessária para conseguir trabalhar com o que me propus na IBM, onde vi, na prática, o que tive nas aulas de Gestão de Projetos e Engenharia de Software. Foi muito importante ter tido essa visão no curso e poder ligá-la com a ‘vida real’!”, explica.

A ex-aluna se lembra do seu período na universidade de muito trabalho e dedicação ao aprendizado: “Sinto saudades da troca de experiências que tive com pessoas de diferentes gerações, das aulas teóricas e práticas, e até da pressão das provas (risos). Com alguns colegas e professores, tive uma interação maior, mas sou grata a todos, foi um período que lembro com muito carinho”.

Dica de ex-aluna para os alunos

Aos estudantes em busca de oportunidades no mercado de trabalho, Margareth lembra que, além do diploma de nível superior, fundamental para se conquistar uma vaga numa grande empresa, o aluno deve focar em se certificar e se especializar dentro da área em que deseja seguir.

“Uma vez que grandes companhias abrem seus processos seletivos para estágio ou trainee uma ou duas vezes ao ano, além de outras que o fazem o ano inteiro, não se deve perder a oportunidade de se inscrever. Recebi vários ‘nãos’ antes do e-mail da IBM com o tão esperado ‘sim’. É necessário ir atrás da vaga”, conclui.

Por fim, ela destaca que, entre os seus planos profissionais futuros, está continuar crescendo e evoluindo na área de gestão de projetos, atingindo a maturidade necessária para que possa futuramente se dedicar a ensinar o que aprendeu: “Dar aulas é um objetivo que está nos meus planos”.

(Texto extraído do