A mostra do fotógrafo santista Dennis Calçada que homenageia a cidade com suas poesias visuais será no Pátio Iporanga
No mês em que a cidade completa 474 anos, você, santista ou turista, terá a oportunidade de conferir uma Santos que navega pelo histórico e moderno, por um ângulo diferente e autoral. Assim é a narrativa da mostra fotográfica Santos em verso e prosa, do fotógrafo santista Dennis Calçada. A exposição acontece no Pátio Iporanga – Avenida Ana Costa, 465, Gonzaga, a partir do próximo dia 20, e fica até 02 de fevereiro, aberta ao público no horário de funcionamento do shopping.
Certeza de um delicioso passeio com o olhar, pensamentos e reflexões pelas 40 fotografias em preto e branco que compõem a exposição e que passam por cenas do cotidiano Zero Treze, arquitetura, pontos marcantes da cidade, esportes característicos praticados pelos santistas e detalhes que passam despercebidos em meio à correria diária.
“Santos é uma cidade muito fotográfica e de muitos encantos, por isso criei algo mais autoral para sair do clichê e, assim, revelar momentos e lugares que às vezes, por vários motivos, não recebem nossa merecida atenção. Poesias visuais, digamos. Em dias cada vez mais carrancudos cada um tem o dever, à sua maneira, de deixar leveza onde mora e por onde passa, e a minha maneira de fazer isso é falando com as fotografias”, comenta Calçada, recentemente selecionado no concurso nacional de fotografia de natureza, promovido pela Hahnemühle e a revista fotográfica FHOX.
Jornalista e formado em produção multimídia pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), o fotógrafo Dennis Calçada explica o porquê da escolha pelo preto e branco. “O preto e branco ele vai mais direto ao ponto, diferente do colorido, que também gosto muito, mas em outras ocasiões, e evita distrações no olhar de quem está lendo a imagem”, explica.
A série de fotos sobre a cidade de Santos começou a ser produzida ainda em 2015, pois um trabalho fotográfico não ganha peso e corpo da noite para o dia como entende o fotógrafo. “O que você quer dizer com cada foto, a espera e busca por cenários com formas equilibradas como você deseja, a escolha do momento, da luz que seja ideal para o seu tipo de linguagem…, enfim, isso tudo leva tempo, e cada pequeno detalhe que somado a outro faz a diferença no resultado final. Tudo muito diferente de chegar e apenas apertar o botão. Por isso gosto da expressão muito além de um clique,” ressalta Calçada.
SUSTENTABILIDADE
Fotógrafo de natureza, a sustentabilidade também é umas das causas que Dennis Calçada aprova, e ela também estará presente na exposição. Afinal, a mostra fotográfica conta com o apoio da Hahnemühle (empresa alemã referência em papéis no mercado fine art) e todas as fotos foram impressas no papel Bamboo, da linha de papéis sustentáveis Natural Line, da empresa.
O Hahnemühle Bamboo é o primeiro papel para jato de tinta fine art do mundo, feito com 90% de fibras de bambu, para uma aparência natural e produção de papel ecológica. O papel de bambu branco natural, em tons quentes, não contém branqueadores ópticos e se destaca graças à sua estrutura de feltro macia e levemente texturizada.