Crédito: Evelyn Nayara

Edição especial “Meio Ambiente” prioriza o fator social e dá visibilidade a assuntos pouco retratados pela mídia convencional

A revista Viral, produzida pelos alunos do 4° ano de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), lançou uma edição especial na sexta-feira (18), com o propósito de chamar a atenção para os principais problemas ambientais da Baixada Santista.

Mesmo em meio a tantos desafios relacionados à pandemia do novo coronavírus, os estudantes puderam realizar uma cobertura completa dos temas escolhidos. Desde fevereiro deste ano, eles vêm pesquisando e realizando entrevistas com especialistas e ativistas ambientais para traçar esse complexo mapa ambiental da nossa região.

A edição especial aborda questões que normalmente não têm muito espaço e destaque na mídia tradicional, como as operações com nitrato de amônio entre o porto e o polo industrial de Cubatão, a situação dos depósitos de resíduos químicos lançados pela Rhodia, a controversa cava subaquática e o processo desordenado de ocupação do espaço urbano, formando enormes comunidades que vivem sobre palafitas em áreas de manguezais, como o Dique da Vila Gilda.

“Além de ser um projeto que contribui para a reflexão acerca dos desafios ambientais da nossa região, a edição especial da Viral estimula os estudantes a se qualificarem para a pauta ambiental, um tema urgente para o Jornalismo”, afirmou a professora Raquel Alves, responsável por ministrar, ao lado de Helder Marques, Rodney Assunção e Nara Assunção, a disciplina Laboratório de Produções Jornalísticas (Revista).

Interdisciplinar

Desde o ano passado, com o lançamento de uma edição especial sobre a pandemia, os professores responsáveis pela revista têm procurado incentivar a interdisciplinaridade no curso de Jornalismo. Desta vez, a revista sela a aproximação pedagógica e laboratorial com a disciplina de Produção Audiovisual, ministrada pelos professores Eduardo Rajabally e Jamile Guimarães. “Essa integração é essencial na preparação do aluno para o mercado de trabalho”, reforça Jamile.

Também há a participação de estudantes do 1° ano, da disciplina de Oficina de Jornalismo, que realizaram as duas entrevistas coletivas da edição.

Outra novidade é a colaboração de um editor convidado, o professor e pesquisador da Unisanta Renan Ribeiro, doutor em Ciência Ambiental pela USP. Assim, as matérias passaram pelo crivo do cientista, de maneira a garantir a precisão dos textos. “É relevante e urgente colocar em discussão o meio ambiente não apenas da nossa região, mas do planeta como um todo, para que possamos buscar soluções conjuntas como sociedade, sendo também imprescindível evidenciar as potencialidades ambientais existentes na nossa região para que possamos alcançar a sustentabilidade real, efetiva e global”, enfatiza Ribeiro.

As novidades desta edição não se limitam ao processo pedagógico do projeto, mas também à descoberta de fatos surpreendentes Bárbara Silva, uma das responsáveis pela reportagem que detalha o famoso “Caso Rhodia”, descobriu que o Parque das Bandeiras, bairro onde mora em São Vicente, foi um dos locais afetados pelo despejo de dejetos industriais.

“Foi um baque! Um dia fui na casa de um vizinho e ele me contou tudo o que a Rhodia fez, porque ele e outras lideranças comunitárias estiveram na linha de frente, buscando defender os interesses da população. Quando cheguei em casa, até chorei, sabe? Gosto muito de morar aqui e ver que isso tudo aconteceu próximo de minha casa me afetou bastante”, descreveu Bárbara, que, além da reportagem para a Viral, vai abordar o assunto em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para conferir essa edição especial, basta acessar aqui. Até o fim deste mês, será lançado um complemento da edição, com a inclusão de perfis de alguns dos principais representantes da luta ambiental na Baixada Santista.