Revista Viral investiga os bastidores da pandemia

326

Edição especial “Quarentena”, produzida pelos alunos de Jornalismo da Unisanta, mostra as diferentes realidades de vida que habitam o distanciamento social

A nova edição da Viral, a revista laboratório dos alunos do 4º. ano de Jornalismo da Universidade Santa Cecília, de Santos, narra cotidianos e histórias de vida que foram de alguma forma impactados e ou interrompidos pela pandemia da covid-19.

Usando apenas o celular e o suporte das mídias sociais e aplicativos como o WhatsApp, os estudantes entrevistaram pessoas dos mais diferentes perfis para compor uma grande reportagem multimídia sobre os dias de confinamento na Baixada Santista. A revista on-line, disponível em https://viralunisanta.wixsite.com/quarentena, relata as mudanças drásticas que afetaram pessoas de todas as classes sociais e ocupações. Trazendo à tona a necessidade de informar e conscientizar sobre os riscos do novo coronavírus, as histórias enfatizam mudanças que já ocorreram e as que ainda estão por vir.

Com textos em primeira pessoa, redigidos pelos futuros jornalistas a partir do depoimento de profissionais de saúde, trabalhadores informais, viajantes, donas de casa e até um repórter de rua, a revista tem o propósito de estimular nos estudantes a prática do jornalismo humanizado, de modo que o leitor seja levado a uma jornada de descoberta de novas realidades e de conscientização acerca de todas as restrições que o isolamento impôs.

A criação do design e dos infográficos também é parte do aprendizado e propõe um tratamento artístico, principalmente às informações numéricas para facilitar o entendimento do leitor/internauta. A revista Viral faz parte da disciplina Laboratório de Produções Jornalísticas (Revista), ministrada pelos professores Helder Marques, Raquel Alves e Nara Assunção, mas alunos do 1º 2º e 3º anos também participaram da narrativa, com a produção de podcasts gravados com brasileiros que vivem a pandemia nos quatro cantos do mundo. Já as fotos das três galerias, que compõem a narrativa e mostram os cotidianos dentro do chamado “novo normal”, foram produzidas por alunos do primeiro ano de Jornalismo e também do curso de Produção Multimídia. Os alunos do 1º ano também participaram de uma entrevista coletiva com o ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Como expresso no editorial Máscaras e caracteres, a edição especial da Viral convida o leitor a ir além de números de mortos e infectados e mergulhar em experiências reais, com seu colorido, seus nomes, rosto e trajetórias.
A idealização da edição Quarentena vem não só da necessidade de manter a rotina de estudos e proporcionar o exercício jornalístico aos universitários, como também de reinventar a profissão, que sempre requisitou o olho no olho nas entrevistas. Esta edição procura ainda conscientizar as pessoas sobre os cuidados preventivos contra a doença para que, em um futuro próximo, tudo possa voltar ao normal.