O arquiteto Katinsky está à frente desse projeto de restauração do Teatro. Nesta  noite, o destaque será a palestra “Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil urbano”, a cargo do  arquiteto João Whitaker, no Auditório do Bloco D

A 3ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) teve seu início na manhã desta segunda-feira (27), no auditório do Bloco E, com a palestra “Restauro e ampliação de complexo cultural”, ministrada pelo arquiteto Julio Roberto Katinsky.   Ele abordou o trabalho de restauro do Teatro Municipal Braz Cubas, inaugurado há quase 40 anos, localizado em Santos – SP.

A ideia de Katinsky é dar ênfase a áreas que possam receber adequadamente palestras e atividades culturais, para que o espaço não seja apenas um prédio administrativo.

O projeto original abrange a recuperação de diversos espaços do Teatro, como o Centro de Cultura Patrícia Galvão, o Museu da Imagem e do Som de Santos, uma escola de balé e grupos de dança de rua.

O local em que está situado o complexo cultural, ao longo dos anos, sofreu danos devido à ação do tempo e também, ao assoreamento do canal 1, que colabora para o agravamento das inundações do pavimento térreo do complexo, segundo dados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, em 2014.

“A nossa possibilidade de intervenção depende da nossa posição permanente de estudar esses problemas. Nós temos discutido o que esse projeto agrega no campo cultural e o que acontece no teatro. Mas isso é um projeto que ainda vai avançar”, disse o palestrante.

Em 2014, Katinsky foi convidado pela Prefeitura Municipal de Santos para participar dos estudos. Ele foi o autor original do projeto na década de 60 e atua na restauração, ao lado do arquiteto Roberto Toffoli (KTS Arquitetos e Associados).

O palestrante formou-se em Arquitetura na FAU-USP em 1961 e concluiu o doutorado em 1973, na mesma instituição. Atuou ao lado de nomes como Vilanova Artigas e Lucio Costa.

 Semana de Arquitetura e Urbanismo continua – Às 19 horas, o arquiteto João Sette Whitaker falará sobre o tema “Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil urbano”, no Auditório do Bloco D. A palestra tem o mesmo título do livro de sua autoria, que analisa a qualidade da produção da construção civil no chamado segmento econômico.

Dia 28/8 – Na terça, dia 28/8, às 8h, será realizado o workshop de Revit –TI Lab, a cargo do arquiteto Lucas Gallo, no laboratório 631 A. Os treinamentos do TI Lab são especializados em BIM, Modelagem 3D, Render e Design Gráfico. As vagas são limitadas.

Da escala residencial aos questionamentos das grandes metrópoles será o assunto da palestra das 19h, no Auditório do Bloco D, ministrada pelo Estúdio BRA Arquitetura. Conhecido pelas qualidades de seus projetos e forma de projetar, o Estúdio possui o desenho à mão livre como parte do processo de criação.

O Estúdio BRA Arquitetura foi fundado em 2012 por André Di Gregório e Rodrigo Maçonilio, graduados pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Possui seis premiações em concursos públicos de arquitetura. Os projetos, o escritório e o processo de criação serão alguns dos assuntos discutidos na palestra.

Às 21h, será realizada a oficina Design em concreto e elaboração de vasos, com a artista plástica e docente de História da Arte na Unisanta, Ana Kalassa El Banat. Vagas limitadas.

Dia 29/8 – O workshop de Colagem em Photoshop, promovido pelo Estúdio GRAAF, será a primeira atividade do dia 29/8, às 8h, no laboratório 631 A. Na oportunidade serão apresentadas novas formas de representação gráfica. Vagas limitadas.

Às 10 horas, Paulo Marcio Filomeno Mantovani, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), fala sobre Políticas Urbanas, no Auditório do Bloco D.

Às 19h, o ex-aluno de Arquitetura da Unisanta, Bruno del Mazza, fala sobre os benefícios da Plataforma BIM na gestão de projetos, no Auditório do Bloco D.

Dia 30/8 – No dia 30/8 serão realizadas duas palestras. Às 8h, o assunto será Casa das Birutas – Gera Brasil, no Auditório do Bloco E. A Gera Brasil encabeça o projeto-piloto Casa das Birutas, na Ecovila Clareando. São casas que utilizam recursos naturais e materiais reciclados de forma inteligente, reduzindo o impacto ambiental, em Piracaia-SP.

Às 19h, o secretário da Habitação de São Vicente, o arquiteto e urbanista Luiz Terra, falará sobre O papel do urbanista na igualdade social, no Auditório do Bloco D. Terra contará o cotidiano de um urbanista em exercício e os desafios para que toda a desigualdade seja superada.

Na sequência, às 21h, no Ateliê, haverá a oficina Telhados Verdes, a cargo da A.U.P.A, escritório de arquitetura e paisagismo focado em sustentabilidade. Liderado pelos arquitetos Anna Paula de S. e Silva e Ricardo Ara Cebollada, o A.U.P.A tem como foco projetos sustentáveis, desde pequenas a grandes escalas. Vagas limitadas.

Dia 31/8 – No último dia do evento, às 8h, haverá a oficina ArqConvívio – Construção no ateliê de mobiliário em pallet, com a equipe do Garage Social, no Ateliê de Arquitetura. Vagas limitadas.

Com ampla experiência na confecção de mobiliários sustentáveis utilizando pallets, caixotes e madeiras de demolição, a equipe do Garage Social trará uma oficina inovadora e prática. Com uma breve palestra sobre a reutilização de materiais não convencionais para criação de mobiliário, design sustentável e processos de tratamento da madeira reaproveitada, o Garage Social auxiliará os alunos na montagem do ArqConvívio, um mobiliário com uso de pallets e caixotes que será instalado no Ateliê, proporcionando para todos uma área de convívio descontraída para o dia a dia.

A Acessibilidade e Desenho Universal será o tema abordado pela mestra Silvana Cambiaghi, às 19h, no Auditório do Bloco E. Vencedora de prêmios nacionais e internacionais de arquitetura, ela falará sobre a acessibilidade nas cidades modernas e técnicas de desenho universal. Silvana é autora do livro “Desenho Universal: Métodos e Técnicas para Arquitetos e Urbanistas”, publicado em novembro de 2007.

Concluindo o evento, será promovida a mesa-redonda Arquitetos para o Século XXI, com ex-alunos formados pela Unisanta, às 21h, no Auditório do Bloco E. Entre os presentes estarão: a arquiteta e designer de interiores, Fernanda Trindade, o urbanista Juliano Fornazari, o paisagista Rui Nakaoshi, a lightning designer Nathany Eirós e o designer de mobiliário Carlos Queiroga.