O engenheiro e professor Arismar Cerqueira Sodré Junior, Ph.D em Engenharia de Telecomunicações do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), tem sido convidado para palestras e como pesquisador visitante de conceituadas universidades europeias.

O curso “Redes Celulares de Quinta Geração (5G)” , programado para esta terça-feira (28/8),  às 19 horas,  e na quarta-feira (29/8),  às 8 horas,  é mais uma iniciativa da Universidade Santa Cecília (Unisanta) visando atualizar seus alunos de Engenharia nas últimas inovações tecnológicas. As aulas serão ministradas  no auditório do Bloco E.

O engenheiro Arismar Cerqueira Sodré Junior, Ph.D em Engenharia de Telecomunicações do Instituto Nacional de Telecomunicações  (Inatel),  vai mostrar os cenários e as novas aplicações das futuras Redes 5G.

O objetivo é capacitar os estudantes nas tecnologias potenciais e inovações dessas novas redes de telecomunicações, que estarão disponíveis no mercado internacional  a partir de 2020.  A rede terá velocidades de download superiores a 1 Gbps (gigabits por segundo) e permitirá que robôs conversem entre si.

Inicialmente,  explica o professor, serão apresentados os conceitos básicos de telecomunicações, ressaltando as tecnologias de comunicações sem fio e sistemas celulares.

Posteriormente, o curso versará sobre o panorama das redes 5G no mundo e o desenvolvimento nacional na área, incluindo os resultados experimentais do primeiro Modem 5G da América Latina, desenvolvido  integralmente com tecnologia nacional no Instituto Nacional de Telecomunicações, o qual foi recentemente reconhecido e premiado na Europa como o primeiro Modem 5G com tecnologias GFDM e MIMO do mundo.

Currículo

O  prof. dr. Arismar Cerqueira Sodré Junior Arismar tem dez  patentes de invenção e 19 produtos transferidos para a indústria. Publicou 208 artigos em periódicos e congressos internacionais e nacionais. Por diversas vezes foi Invited Researcher de universidades conceituadas internacionalmente, tais como University of Oulu-Finlândia (2017), Technical University of Denmark-Dinamarca (2013), Max Planck Institute– Alemanha (2010), University of Bath – Inglaterra (2004, 2005 e 2007) e Scuola Superiore Sant´Anna – Itália (2015 e 2017).

É Ph.D. em Engenharia de Telecomunicações pela Scuola Superiore Sant´Anna – Itália e University of Bath – Inglaterra (2006) e tem Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2009). Suas principais áreas de pesquisa são: Antenas e Radares, Redes 5G, Fotônica de Micro-ondas, Sistemas Rádio sobre Fibra (RoF), Comunicações Ópticas e Óptica Não-linear.

Trabalha atualmente como Professor Adjunto do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). De março de 2009 a agosto de 2011, foi professor concursado da UNICAMP na área de Telecomunicações. Graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (2001) e fez o Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002).