A Universidade Santa Cecília – Unisanta participará de um seminário sobre a doença de Parkinson, promovido pela Associação Parkinson da Baixada Santista, do Grupo Lótus. A atividade ocorrerá no dia 24 de abril, às 17h, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, Rua Dr. Artur Porchat de Assis, 47 – Boqueirão.

O evento acontecerá em comemoração ao “mês da Tulipa Vermelha”, em conscientização sobre a doença de Parkinson. Durante a ocasião, estarão presentes a reitora da Universidade Santa Cecília, Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, e os professores do curso de Fisioterapia, Renata Morales Banjai e Ivo Koedel.

Os fisioterapeutas e docentes da Unisanta serão responsáveis por realizar uma das palestras que compõem o seminário. Eles irão falar sobre o tema “Atendimento Fisioterapêutico na Doença de Parkinson e a Importância do Trabalho em Grupo”.

O curso de Fisioterapia da Unisanta e o Grupo Lótus possuem Acordo de Cooperação Técnica, que prevê a realização de avaliações fisioterapêuticas especializadas pelos alunos da Unisanta, bem como o atendimento dos pacientes da entidade com lesões físico-funcionais, na Clínica da Universidade.

O que é – A doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas).

A dopamina ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, ou seja, não precisamos pensar em cada movimento que nossos músculos realizam, graças à presença dessa substância em nosso cérebro. Na falta dela, particularmente numa pequena região encefálica chamada substância negra, o controle motor do indivíduo é perdido, ocasionando sinais e sintomas característicos. (Albert Einstein – Sociedade Beneficente Israelita Brasileira).