Ex-alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) colocaram em prática os ensinamentos obtidos durante a faculdade e transformaram um projeto de conclusão de curso em uma empresa. Denise Luciana Ciasca Pereira, recém-formada em Administração, e Leandro Ricardo Pereira, formado em Educação Física, em 2012, são casados e fundadores da academia Extreme, em Praia Grande, desde setembro de 2014.

A ideia surgiu em 2013, a partir do Projeto Profissional de Conclusão de Curso de Administração, baseado em um plano de negócios para novos empreendimentos. Denise e seu grupo escolheram desenvolver o projeto de uma academia, orientados pelo Prof. Me Carlos Roberto de Oliveira. Menos de um ano após a aprovação do trabalho, a empresa foi aberta.

“Segundo o Instituto Endeavor, essa tendência de escolher o empreendedorismo como carreira cresce entre os universitários,” afirma o docente. Ainda de acordo com o orientador, o modelo foi desenvolvido a partir de uma estrutura de business plan, que leva os alunos a buscarem oportunidades de negócios e analisarem a viabilidade econômica do projeto.

Para Denise, “o projeto proporcionou um contato direto com as diversas áreas, ampliou a visão, aumentou o conhecimento, networking, pesquisa e abertura de horizontes”.

talentosextremeacademia1Ela apontou desafios em seu planejamento e divisão de tarefas, bem como a melhor escolha para os recursos financeiros, ações de marketing, busca pelo melhor ponto (escolha do bairro próximo ao público), estrutura operacional, montagem de layout, captação da mão de obra e, principalmente.  melhoria das relações interpessoais.

“Na realização, observamos que não basta abrir um negócio e ficar sentado esperando o cliente chegar. Nos fez colocar os pés no chão e traçar metas reais, estudar a concorrência, levantar argumentos e diferenciais. Abrir parcerias para aumentar a visibilidade e conquistar novos clientes”, ressalta a empreendedora.

Em visita à Extreme Academia, o Prof. Carlos percebeu o embasamento técnico da ex-aluna, consciente de questões fundamentais no início de todo empreendimento. Foram destacados o atendimento baseado em diferenciais competitivos, que estimula o marketing viral, fundamental para a estratégia de serviços e o tempo para ponto de equilíbrio, que exige capital de giro, e cuja falta tem sido responsável por muita morte prematura de empresas.

“O casal já percebeu que empreendedorismo não é andar por trilhos, mas abrir trilhas”, conclui o professor.