Um grupo de alunos esteve no município em março deste ano para estudar o local e coletar informações para a melhoria da cidade

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) apresentarão, nesta sexta-feira, 23/11, o projeto de paisagismo produzido para a cidade de Gonçalves, Minas Gerais, localizada a 280 km de Santos.

A apresentação acontecerá às 10 horas, no Consistório da Unisanta e contará com a presença da Secretaria de Turismo do município, Marília Ribeiro de Souza Lima, a Reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, a Presidente, Lúcia Teixeira, o Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira, convidados, docentes e alunos do curso.

Segundo os participantes, o projeto prevê um sombreamento do local, feito as com as plantas nativas e adequadas encontradas na cidade.

Utilizando dos ensinamentos que recebem nas aulas do curso, entre eles, os de Paisagismo, os alunos tiveram como objetivo transformar a teoria em prática, planejando trabalhos que podem ser feitos em curtos, médios e longos prazos.

A visitação

Um grupo de dez alunos, com a coordenação do professor Fábio Henrique Bei, viajou até a cidade de Gonçalves, em Minas Gerais, em março, para coletar informações sobre o local em que pretendiam realizar o projeto. Durante três dias, os estudantes estudaram a área urbana do município.

Em abril, o resultado dos estudos foi apresentado pelos estudantes que participaram do projeto aos demais alunos do curso. Foram abordadas as características da cidade e discutidos os problemas com a prefeitura do local.

A oportunidade de levar esses estudantes a Minas Gerais foi resultado de uma parceria entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Prefeitura de Gonçalves, que visa ao bem estar da população, levando um projeto considerado pioneiro para o local.