O Caderno Petróleo e Gás do jornal A Tribuna de quinta-feira (17/10) publicou com destaque a notícia de que é da Universidade Santa Cecília (Unisanta) o primeiro projeto aprovado pelo Conselho Técnico do Parque Tecnológico de Santos. O estudo foi apresentado pelo Instituto Tecnológico de Pesquisa da Baixada Santista (ITPBS), ligado à Universidade a e chama-se “Sistema Especialista Paraconsistente Avaliador de Riscos”.
Segundo um dos autores do Projeto, o professor João Inácio da Silva Filho, o sistema poderá ser adaptado para se aplicar em várias situações, dentre elas, a de apoio à tomada de decisões para amenizar riscos com os possíveis reflexos do Pré-Sal na região, além de prever situações de riscos e alertar situações extremas como estresse de trabalhadores nas plataformas da Petrobras ou no Porto.
A reportagem, de uma página, mostra a solenidade de assinatura, pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, de convênios com instituições da região, e a informação de que está sendo encaminhado à Câmara projeto de lei garantindo isenção de impostos por cinco anos às empresas que se instalarem na Cidade. A reunião ocorreu quarta-feira (16).
O contrato permite aos pesquisadores a utilização de espaços os espaços para as atividades de ciência, tecnologia e inovação vinculadas ao parque, de acordo com o jornal.
Além da parceria, um projeto da Unisanta foi selecionado. O estudo foi apresentado pelo Instituto Tecnológico de Pesquisa da Baixada Santista (ITPBS) e chama-se “Sistema Especialista Paraconsistente Avaliador de Riscos” que segundo o professor João Inácio da Silva Filho, o sistema poderá ser adaptado para se aplicar em várias situações, dentre elas, a de apoio à tomada de decisão para amenizar riscos nos possíveis reflexos do pré-sal da na região além de prever situações riscos e alertar situações extremas como estresse de trabalhadores nas plataformas da Petrobras ou do Porto.