No mês de dezembro acontecerão, no campus da Unisanta, dois lançamentos de livros de docentes da universidade: Maria Flávia Caseri Cardoso e Cláudia de Oliveira.

Cláudia é supervisora do Ambulatório de Saúde da Mulher e docente da disciplina de Terapias Manuais. Das 19h às 20h30 da terça-feira (07/12), acontecerá o lançamento do seu livro “Oficina do Parto- Educação em Saúde para Casais Grávidos”, na Biblioteca da Saúde da Unisanta, no bloco E, 5.º andar.

Escrito em conjunto com outros profissionais (Elza Baracho, Fernanda Saltiel, Patricia Andrade Batista e Elyonara Mello de Figueiredo), o livro é um importante guia prático de preparação dos “casais grávidos” para o parto, oferecendo uma metodologia ativa de trabalho que valoriza aspectos biopsicossociais e contribui para a autonomia dos envolvidos. A obra aborda, de modo claro e conciso, as etapas de desenvolvimento do trabalho proposto junto aos casais e oferece ao leitor modelos de fichas de trabalho e seus conteúdos.

Já às 19h da quinta-feira (16/12), Maria Flávia lançará seu primeiro livro: “Manual de Interpretação de Gasometria Arterial (por quatro modelos diferentes)”, no Anfiteatro da Unisanta. Ela leciona as disciplinas de Cardiologia e Pneumologia e é supervisora de estágio em Terapia Intensiva (UTI).

Gasometria arterial é um exame de sangue que é coletado a partir de uma artéria, com o objetivo de avaliar os gases presentes no sangue, como o oxigênio e o gás carbônico, assim como sua distribuição, o pH e o equilíbrio acidobásico.