Aluno de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília, Charles Civinelli desenvolveu um projeto para ensinar outros sobre energia nuclear, através do Youtube e do Instagram. “Atomizando Nuclear” foi inscrito na competição Embaixadores Nucleares da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) e conquistou o primeiro lugar na categoria Graduação.

O objetivo da competição é desmistificar a energia nuclear para o público, mostrando seus benefícios e combatendo sua imagem negativa.

Charles e Caroline, uma colega de outra Instituição de Ensino Superior, se inscreveram em 2020. Com a pandemia, eles tiveram que adaptar o projeto para que pudesse ser veiculado on-line e a forma que encontraram de realizar isso foi criando os vídeos para o Youtube. O diferencial de seu projeto é a acessibilidade para deficientes auditivos, com a tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) incluída em todos os vídeos.

“Adquirir conhecimento na área nuclear, para a gente que não tem qualquer tipo de deficiência, já é difícil se não souber onde procurar. Imagina para uma pessoa que é deficiente auditivo. Imagina: essa pessoa quer escutar algo sobre a área, e não tem material confiável com a acessibilidade que ela precisa. Então, nós colocamos no nosso canal do Youtube intérpretes de LIBRAS”, explicou Charles.

A premiação da competição acontece nesta quinta-feira (02), ocasião em que Charles e Caroline serão apresentados como Embaixadores Nucleares da ABEN, durante a Conferência Internacional Nuclear do Atlântico (INAC).

Para conferir o Atomizando Nuclear, acesse aqui.