O Complexo Educacional Santa Cecília realizou, nesta quarta-feira (27), uma homenagem póstuma ao querido Prof. Milton José Ribeiro, o Mono. Emocionados, diretores, coordenadores, funcionários e alunos se reuniram no Ginásio Poliesportivo da Unisanta e arremessaram bolas de basquete na cesta, em ato simbólico em memória de Mono. Os colaboradores também fizeram orações de mãos dadas em um grande círculo em volta do ginásio.

Para a presidente da Unisanta, Prof.ª Dr.ª Lúcia Maria Teixeira, a homenagem realizada foi à altura da grandiosidade de Mono. “Ele sempre dedicou sua vida ao esporte, à educação, tratando a todos com muita de dedicação e zelo. Sendo rigoroso em certos momentos, por acreditar que, por meio da educação e do esporte, as pessoas e o nosso País poderiam melhorar. Hoje, nesse ginásio que vibrou tanto e continuará vibrando com todas as ações que ele idealizou, fizemos a homenagem com a bola. Esses sons da bola chegam sem dúvida ao astral celeste e irão levar o Mono nessa nova jornada. Ele será sempre lembrando pelo que fez e semeou, nunca será esquecido”.

“É a nossa singela homenagem a esse grande colaborador que deixa uma referência imensa no esporte e que foi idealizador dos Jogos da Unisanta, que hoje é a maior competição esportiva universitária do Estado de São Paulo. Fui aluno dele do Colégio, tive aulas de Educação Física com ele e o Bebeto. Sentimentos pela perda, mas na certeza que ele está em um bom lugar e deixará um grande legado para toda a região e todo o País”, afirmou o diretor de Marketing da Unisanta, Marcus Teixeira Penteado.

De acordo com o assessor da Pró-Reitoria Administrativa da Unisanta, Marcelo Teixeira Filho, Mono era uma pessoa ímpar. “ Ele é um exemplo de amigo, professor, de pessoa e caráter, enfim, uma pessoa ímpar que vai fazer muita falta. O mínimo que a gente poderia fazer era uma homenagem aqui, nessa quadra que ele prezava e cuidava como se fosse a casa dele. Na verdade, era a sua segunda casa, então, com certeza, ele estava aqui presente com a gente. Que fiquem   suas lembranças e que ele descanse em paz”.

O coordenador de Esportes do Colégio Santa Cecília, o Prof. José Luiz Gonçalves Óca, lembrou que a ideia da homenagem foi lembrar as origens de Mono no basquete. “Ele foi um atleta, um técnico fantástico e depois, dirigente. A ideia foi lembrar sua passagem grandiosa e muito bem-sucedida, que deixou um legado e referências para nós que daremos continuidade no que ele deixou. Ele era uma pessoa muito correta, cobrava como um pai, mas também abraçava e afagava. Nós temos a obrigação de manter o nome dele sempre vivo”.

Sobre Mono – O professor, que deu aulas de Educação Física, também atuou como jogador e técnico de basquete, com destaque nacional. Ele estava internado na Santa Casa da Cidade, para se tratar de uma pneumonia e faleceu na madrugada da última terça-feira (26).

Mono fez parte da Seleção Brasileira de Novos, ganhou a Medalha de Bronze no Sul-Americano de Seleções, na Argentina (1964), e conquistou o título de “Referência Obrigatória no Basquete da Cidade”.

Jogou na seleção santista e foi campeão dos Jogos Abertos do Interior, em 1965, entre outros títulos. Trabalhava há 43 anos na Universidade Santa Cecília. Iniciou sua trajetória no Colégio Santa Cecília, em 1975, como professor. Supervisor das equipes campeãs de basquete masculino e feminino da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi coordenador do Departamento de Esportes desde 1996 e um dos idealizadores dos Jogos da Unisanta.

Mais homenagens – Ainda em memória de Mono, o pró-reitor Administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, determinou que o Departamento de Educação Física e Esportes (DEFE), levará o nome do professor.