Unisanta tem representante eleito na Junta do Governo de Associação Internacional que estuda a relação Porto – Cidade (RETE)

115

Desde 2013, a Universidade é associada à RETE e responsável por diversas publicações nas revistas Portus e PortusPlus. O professor Adilson Gonçalves foi eleito para o cargo de vogal da rede de autoridades e pesquisadores sobre portos

A Universidade Santa Cecília (Unisanta), através do engenheiro e professor Adilson Luiz Gonçalves, está entre os dez membros do Conselho da Direção da Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades (Rete). Integram a Rede autoridades e profissionais de alguns países, entre eles Itália, Espanha e Portugal. Adilson é o único representante brasileiro na equipe.

Adilson Gonçalves é Coordenador do Núcleo Avançado da Associação para Colaboração entre Portos e Cidades (RETE) da Universidade e do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais (Nepomt) da Unisanta.

Como órgão executivo da RETE, o Conselho é responsável pelo planejamento, direção, administração de finanças e atividades da Associação por períodos de dois anos. É composto por um Presidente, dois Vice-Presidentes, seis membros do Conselho, Secretário-Geral, Diretor do Comitê Científico e o Diretor de Revistas.

Rete internacional – A RETE é uma associação internacional, sem fins lucrativos, que congrega universidades, autoridades portuárias, administrações públicas e pesquisadores que estudam a relação porto-cidade.

Seu objetivo é construir uma rede internacional de cidades portuárias e portos, “com especial referência, ainda que não exclusiva, aos portos da Europa e da América Latina, tendo como objetivo desenvolver e melhorar a relação recíproca e mútua colaboração, para obter desenvolvimento equilibrado e qualificado dos âmbitos urbanos e portuários”.

Sua sede é em Veneza, Itália, sendo como seus países fundadores: Itália, Espanha e Portugal. Atualmente, a Presidência da Junta de Governo da Rete é exercida por Rinio Brutomesso, Co-Fundador da RETE, Co-Editor da Revista PORTUS em Veneza, Itália.  A Vice- Presidência – Europa, está a cargo de Manuel Guerra Vazquez, Subdiretor Geral, Diretor da Área de Planejamento de Infraestruturas e Autoridade Portuária de Valência, Espanha. E a Vice- Presidência – América Latina é de Gonzalo Mortola, Presidente do Porto de Buenos Aires (AGPSE-Administración General de Puertos Sociedad del Estado), Argentina.

Desde 2013, a Unisanta é associada à RETE, através de seu Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais (NEPOMT), também integrando seu Comitê Científico, responsável pela publicação das revistas Portus e PortusPlus, e pelo Projeto Indutores e Tendências de Mudanças nas Cidades Portuárias.

Também fomenta e desenvolve pesquisas no âmbito da relação porto-cidade, incluindo a colaboração no desenvolvimento de curso de pós-graduação internacional sobre o tema. Dentre as pesquisas realizadas no Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-UNISANTA, merecem destaque temas como: transporte hidroviário de cargas e passageiros; acessibilidade ferroviária ao Porto de Santos; análise da matriz energética com Porto de Santos; e terminal de cruzeiros marítimos, entre outros.