Previsão de maré elevada e chuvas intensas a partir de hoje (29/03), informam o NPH Unisanta e a Defesa Civil de Santos

222

Devido à passagem de uma frente fria ocasionando ventos intensos e instabilidades na região costeira, a previsão é de maré elevada nos próximos dias segundo os modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta). Além disso, de acordo com a previsão meteorológica da Defesa Civil de Santos, também são esperadas chuvas intensas no período, com previsão de maior volume para esta terça-feira (30/03).

Com relação ao nível do mar, na Baía de Santos o nível deve ultrapassar 1,7m hoje à tarde (29/03) e 1,8m na tarde de amanhã (30/03). No interior do estuário, esse aumento será ainda maior, com previsão de que ultrapasse 1,9m hoje à tarde, 2,0m amanhã à tarde (aumento de 50cm em relação à tábua de maré) e continue elevado até a madrugada de quinta-feira (01/04) (Tabela 1, Figuras 1, 3 e 4). O mar começará a ficar um pouco mais agitado a partir de amanhã (30/03), mas as ondas não devem ultrapassar 1,7m de altura entre terça-feira e quinta-feira (Figura 2).

Tabela 1 – Previsão do nível do mar e ondas durante os picos de maré. Fonte: NPHUNISANTA

Com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Atenção devido à previsão de maré entre 1,8m e 2,0m na região da Baía de Santos.

Em relação à previsão meteorológica, de acordo com a Defesa Civil de Santos, a frente fria com origem na Região Sul do país avançará a partir desta segunda-feira e passará a afetar a área do estado de São Paulo. Para hoje, na região de Santos, a expectativa é de formações de pancadas de chuva que poderão ser fortes, mas que se darão apenas na parte final do dia e ainda de forma irregular. Na terça-feira, a mudança de tempo será observada de forma mais significativa, com risco para chuvas de intensidade forte e com volume expressivo. Além disso, com a chegada das instabilidades entre hoje e amanhã, poderá ocorrer intensificação do vento sobre a região. Na quarta-feira, a frente fria estará se afastando, deixando condição para chuva de intensidade mais fraca e diminuindo gradualmente sua influência também para os dias seguintes.

Tabela 2 – Precipitação esperada nos próximos dias. Fonte: Defesa Civil de Santos.

Se as previsões se mantiverem, há possibilidade de alagamentos devido à ação combinada de maré elevada e chuva persistente com intensidade moderada a forte em alguns períodos. Entretanto, como não há previsão de ondas intensas, não são esperados impactos nas estruturas urbanas costeiras no município de Santos.

Cabe também ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas nos próximos dias.

Boletim emitido às 12 horas de segunda-feira (29/03). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo hidrodinâmico (30/mar. 17h). A escala de cores representa o nível do mar em metros.
Figura 2. Previsão do modelo de ondas. Altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v1, em azul e SWAN v2, em verde). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar
(maré) na estação Praticagem, localizada na Ponta da Praia. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar
(maré) na estação Ilha Barnabé, localizada no interior do estuário. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho,, respectivamente.