O Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese/Unisanta), o Santos e Região Convention & Bureau (SRC&VB) e o Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (Impacto) apresentaram os resultados sobre a “Pesquisa com Passageiros Marítimos”, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), nesta segunda-feira, 19/05.
Segundo a Pró-Reitora da Unisanta e Presidente do SRC&VB, Dra. Lucia Teixeira Furlani, a pesquisa mostra que 80% do movimento turístico portuário no Brasil acontece em Santos. “Ainda há muito que fazer no sentido de melhorar a recepção e a estada do turista, “criar feiras nacionais, internacionais, capacitar pessoal para lidar diretamente com os passageiros, trabalhar com armadores” , conclui.
Os resultados apontam para a necessidade de infra-estrutura e divulgação no desenvolvimento do turismo da Região, afirma o Senador Aloísio Mercadante, que esteve presente à divulgação. Para o Senador, “temos que motivar o turista a pernoitar na cidade”.
A pesquisa mostra que o terminal (Concais) recebeu 520 mil pessoas, nesta temporada, porém o turista gasta pouco na região, foram 52 milhões de reais, ou seja, menos de 105 reais por pessoa.
Para Mercadante, se os turistas ficassem mais tempo na Região, haveria mais geração de empregos, serviços, e conseqüentemente maior renda. Neste sentido se comprometeu no próximo seminário a trazer os representantes do Ministério do Turismo, para que possam discutir políticas de fomento e valorização ao turismo de Santos.
A mesma opinião teve o deputado Paulo Alexandre Barbosa, ele afirma que a presença de passageiros deve ser melhor explorada para que gastem mais na região. Para ele, o Poder Público deve se unir e tentar trazer soluções para a região.
Do total de 800 passageiros entrevistados, com idade superior a 18 anos na temporada de 2007 a 2008, dos cruzeiros marítimos em Santos, 46,38% não visitaram e nem conhecem a cidade de Santos. Isto denota que o público não está sendo suficientemente motivado a fazer turismo local, conclui a pesquisa.